Secretaria confirma 2ª morte por febre maculosa em Minas neste ano

Secretaria confirma 2ª morte por febre maculosa em Minas neste ano

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:49

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais confirmou nesta quinta-feira (31) a segunda morte por febre maculosa no estado neste ano. A vítima morava na cidade de Araxá, no Alto Paranaíba, segundo informações da secretaria. Ela tinha 21 anos e estava internada no Hospital Escola da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, em Uberaba, de acordo com informações da Secretaria Municipal de Araxá.

A primeira morte confirmada em 2011 foi no município de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, mas a Secretaria de Estado de Saúde não informou a data. Um terceiro caso da doença foi registrado neste ano, em Ipatinga, mas não evoluiu para óbito. No ano passado, foram registrados 11 casos da doença no estado. Cinco pessoas morreram por febre maculosa, uma delas em Catuji, no Vale do Jequitinhonha, três em Diamantina, na mesma região, e uma em Pedro Leopoldo, na Grande BH.

De maio a outubro, o risco de ocorrência de casos humanos da doença é maior, segundo análise da secretaria. A infecção por febre maculosa se dá após o contato com carrapatos ou larvas deste animal, transmissores da bactéria. Após a contaminação, o paciente pode apresentar febre alta, dor de cabeça, dor muscular, náuseas, vômitos, dor de garganta, dor abdominal e mal-estar. Na fase mais avançada da doença, pode apresentar também confusão mental, alterações psicomotoras, icterícia, convulsões, coma, necrose em extremidades e óbito, segundo informações da secretaria estadual de saúde.

Para evitar a contaminação, a secretaria recomenda o uso de roupas claras e de mangas compridas em áreas com mato e presença de animais.      

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições