MENU

Secretaria confirma caso de dengue tipo 4 em São Paulo

Secretaria confirma caso de dengue tipo 4 em São Paulo

Atualizado: Segunda-feira, 4 Abril de 2011 as 11:42

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo identificou pela primeira vez a circulação do vírus tipo 4 da dengue em território paulista. A confirmação foi dada na manhã desta segunda-feira (4), em entrevista coletiva realizada na sede da secretaria, em São Paulo.

O caso é de uma moradora do município de São José do Rio Preto, a 438 km da capital paulista, que já está curada. A paciente não tinha histórico de viagem recente a outros estados. As amostras de sangue da mulher foram examinadas pelo Instituto Adolfo Lutz.

Sintoma A dengue tipo 4 apresenta risco mesmo a pessoas já contaminadas com os vírus 1, 2 ou 3, que são vulneráveis à manifestação alternativa da doença. Complicações podem levar pessoas infectadas ao desenvolvimento de dengue hemorrágica. O sorotipo 4 foi identificado pela primeira vez no Brasil há 28 anos.

É possível desenvolver um quadro grave de dengue com qualquer sorotipo, mas a dengue tipo 4 é preocupante porque grande parte da população está desprotegida em relação a esse sorotipo. E a probabilidade de quadro grave de dengue aumenta se a pessoa for infectada pela segunda ou terceira vez.    

veja também