MENU

Secretaria convoca pais a vacinarem crianças contra meningite C em SP

Secretaria convoca pais a vacinarem crianças contra meningite C em SP

Atualizado: Sexta-feira, 4 Fevereiro de 2011 as 8:23

A baixa procura pela vacina contra a meningite C nos postos de saúde preocupa as autoridades paulistas. Mais da metade das crianças do estado ainda não tomou a dose. A dose é distribuída de graça na rede de saúde para as crianças de até 2 anos durante todo o ano.

As crianças que têm entre 1 e 2 anos devem tomar apenas uma dose. Já as com menos de 1 ano precisam de duas vacinas e uma dose de reforço quando completam 1 ano para estarem completamente imunes à doença. Não há contraindicação para a vacina.

A meningite C é uma doença grave - no ano passado, foram 593 casos de meningite no Estado de São Paulo, com 102 mortes. Dessas, 80% foram casos de meningite C.

“Nós temos vários agentes que causam a meningite, os vírus, as bactérias, os fungos, sendo as bacterianas as mais graves”, explica Helena Sato, diretora de imunização da Secretaria de Estado da Saúde. A meningite é a inflamação de uma membrana chamada meninge, que reveste o sistema nervoso. A doença se caracteriza por febre, vômitos e dor de cabeça.    

veja também