Secretaria da Agricultura de AL visita áreas destruídas por enchentes

Secretaria da Agricultura de AL visita áreas destruídas por enchentes

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:17

Técnicos da Secretaria da Agricultura de Alagoas vistoriam as propriedades rurais afetadas pelas enchentes de junho. Os rastros da destruição ainda são visíveis. Os produtores rurais ainda trabalham na recuperação dos prejuízos. Paulo de Lima é pequeno produtor em Viçosa. Das 60 cabeças de gado leiteiro, 11 foram levadas pela enxurrada. “Sete eu vi na hora descendo, mas não tinha como. A pressão da água era muito forte e o gado desceu”, lamentou.

Com a perda dos animais, Lima deixa de produzir 30 litros de leite por dia. Ele também perdeu insumos e móveis da casa. Os técnicos da Secretaria da Agricultura devem elaborar um laudo de perdas do setor agropecuário. A comprovação das perdas é o primeiro passo para que os pequenos agricultores tenham acesso a novas linhas de crédito. O Conselho Monetário Nacional aprovou a liberação de R$ 70 milhões para produtores de Alagoas e Pernambuco atingidos pela enchente.

“Esses laudos estão sendo feitos inicialmente com aqueles produtores que tiraram algum tipo de financiamento com instituição financeira”, disse o fiscal agropecuário Emmanuel Lobo.

Cada produtor poderá financiar até R$ 2 mil, com juros de 0,5% ao ano.

No município de Paulo Jacinto, o agricultor José Rocha Filho espera ser beneficiado. Ele perdeu a casa e hoje está em um abrigo para idosos. “Ele pode ter uma prorrogação do pagamento se tiver próximo ao vencimento ou até mesmo um desconto no valor que ele for efetuar o pagamento”, disse outro fiscal, José Barros.

O laudo das perdas ajudará o Ministério do Desenvolvimento Agrário a calcular o número de produtores prejudicados pelas enchentes.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições