Secretaria de Educação manda escola retirar câmera do banheiro

Secretaria de Educação manda escola retirar câmera do banheiro

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:19

Um dia depois de divulgadas imagens que mostram uma   câmera colocada no banheiro de uma escola particular   em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, a Secretaria estadual de Educação mandou a direção do colégio retirar os equipamentos do local.

“Não deviam nem ter colocado câmera no banheiro das meninas”, reclama uma aluna. “É uma falta de respeito com os alunos, tirando a sua intimidade”, completa um morador da cidade.

“Pediram para eu tirar, eu tirei”, afirmou a diretora Celina Mateus Barbosa, que alegou que o equipamento servia para evitar atos de vandalismo. Apesar de as câmeras terem sido instaladas sem a autorização da secretaria, a direção ainda não recebeu nenhuma punição. Mas a secretaria abriu sindicância para apurar o caso.

As imagens A câmera foi descoberta depois que   uma estudante desconfiou que estaria sendo filmada e encontrou o equipamento numa ‘caixinha’ branca colocada no banheiro há duas semanas. Ela resolveu mexer, filmou tudo e levou o vídeo para a mãe ver em casa. A mãe procurou o Ministério Público.

“O mundo virtual está muito rápido. As coisas que acontecem hoje, hoje mesmo já estão na internet. E se acontece de alguma dessas imagens cair na internet?”, explica a mãe

A direção alega que, como a câmera ficava fora dos boxes do banheiro, não feria a privacidade dos alunos.  “Quando acontece alguma coisa, a gente usa o tempo exato da câmera para saber quem foi o autor. Ninguém fica aqui o dia todo olhando câmera”, explicou Celina Mateus.

OAB condena atitude da escola A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) condenou a atitude da escola. "Isso fere a privacidade desses estudantes. Isso fere inclusive a honra", disse Wadih Damous, presidente da OAB-RJ.

A Secretaria estadual de Educação informou que a instalação dos equipamentos foi uma decisão isolada da direção da escola e que repudia qualquer prática que possa tirar a privacidade dos alunos.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições