Secretaria de Fazenda do RJ divulga valores do IPVA de 2012

Secretaria de Fazenda do RJ divulga valores do IPVA de 2012

Atualizado: Quarta-feira, 21 Dezembro de 2011 as 4:17

Os proprietários de veículos no estado do Rio de Janeiro vão poder pagar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2012 em qualquer banco. Além disso, não serão mais cobradas as tarifas bancárias. As novidades foram anunciadas pelo secretário estadual de Fazenda, Renato Villela, nesta quarta-feira (21). O secretário também explicou que, em média, os valores do IPVA de 2012 caíram 5%, em função das variações de preços de mercado dos veículos automotores usados. Os contribuintes que optarem pelo pagamento em cota única, com vencimento entre os meses de janeiro e março, vão ganhar um desconto de 10% sobre o valor do imposto. Também é possível fazer o pagamento parcelado em três vezes sem juros, porém sem o benefício do desconto.

As guias para pagamento do imposto poderão ser impressas através do site da Secretaria Estadual de Fazenda , do Detran-RJ ou no site do Banco Bradesco , a partir do dia 2 de janeiro, para quem tem IPVA em atraso, e a partir do dia 9 de janeiro para os demais contribuintes.

De acordo com a secretaria, o valor do IPVA é definido com base no valor médio de mercado de veículos usados, calculado e fornecido pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE/USP). Para os veículos novos a base de cálculo do IPVA é o valor da nota fiscal de venda e o imposto é calculado proporcionalmente aos meses restantes do ano, a contar do emplacamento.          

veja também