MENU

Secretaria de Saúde atinge meta de vacinação contra a gripe no DF

Secretaria de Saúde atinge meta de vacinação contra a gripe no DF

Atualizado: Segunda-feira, 30 Maio de 2011 as 11:41

A campanha de vacinação contra a gripe no Distrito Federal atingiu 87,28% das 323.430 pessoas que fazem parte da população-alvo. A meta da Secretaria de Saúde era atingir 80% do grupo, que inclui crianças com entre 6 meses e 2 anos de idade, idosos, gestantes, trabalhadores de saúde e indígenas. Esses segmentos da sociedade são considerados prioritários porque estão mais vulneráveis a complicações da doença.   Até sexta-feira (27), último dia da campanha, 282.298 pessoas foram imunizadas. Iniciada em 25 de abril, a campanha deste ano teve de ser prorrogada no DF. Até o dia 13, quando deveria ser encerrada a campanha, 62% da população-alvo havia sido vacinada. Em alguns grupos o percentual era ainda menor - só 35% das gestantes haviam sido imunizadas. Segundo o Ministério da Saúde, a meta só foi alcançada no dia 19, ao atingir 81,57% da população-alvo.     Campanha e contraindicações

A Campanha de Vacinação é realizada desde 1999, mas tinha como alvos apenas idosos e indígenas. Esse foi o primeiro ano em que também foram incluídos crianças, gestantes e profissionais de saúde. A vacina só é contraindicada para quem tem alergia à chamada "proteína do ovo" ou apresentou reação alérgica em vacinações anteriores. Também é recomendado que a pessoa que estiver com alguma doença que cause febre adie a vacina até apresentar melhora do quadro.

A meta nacional era vacinar 24 milhões de pessoas. Para isso, o Ministério da Saúde disponibilizou 32,7 milhões de doses de vacinas contra as gripes normal e H1N1, distribuídos em 33 mil postos de saúde de todo o país.              

veja também