Secretaria de Saúde de Divinópolis realiza Semana do Diabetes

Secretaria de Saúde de Divinópolis realiza Semana do Diabetes

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:21

O Dia Mundial de Combate ao Diabetes é comemorado no dia 14 de novembro, mas durante toda a semana várias atividades estão previstas nas unidades de saúde em Divinópolis. Na cidade são 32 postos de saúde e cada um preparou uma programação especial para atender as necessidades dos moradores.

Dia 08/11

Às 10h, no Centro de Saúde de Santo Antônio dos Campos, alunos de Enfermagem da Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ) - Campus Dona Lindu farão uma ação educativa com medição de glicemia e aferição de pressão na unidade.

No Centro de Saúde Niterói, haverá uma palestra para os usuários realizada por integrantes da equipe de Fisioterapia FUNEDI/UEMG sobre Cuidados com o Pé Diabético e outra palestra sobre a Importância da atividade física para o diabético.

O Centro de Saúde Tietê realizará uma palestra com o clínico geral da unidade, na Escola Padre Guarita, sobre o tema “Diabetes Melitus na infância e adolescência”.

No Centro de Saúde Serra Verde, no acolhimento matinal, serão passadas informações sobre o diabetes. Haverá um teatro educativo com os alunos da UFSJ e orientações com toda a equipe.

Dia 09/11

Nos Centros de Saúde Candidés e Centro de Saúde Lagoa dos Mandarins serão realizadas, simultaneamente, as seguintes atividades: 7h30 – Orientações sobre Pé Diabético; 8h – Glicemia Capilar; 8h15 – Importância do desjejum e todos os usuários presentes receberão uma fruta; 8h30 – Alongamento; 8h45 – Caminhada; 9h30 – Alongamento; 9h40 – Lanche Saudável e às 10hs – Distribuição de Brindes.

No Centro de Saúde Santos Dumont serão realizados de testes de ponta de dedo (glicemia capilar) e aferição de pressão arterial durante o dia todo. Às 8h, concurso de desenho abordando o diabetes e a saúde bucal para as crianças da escovação e, às 14h, palestra sobre diabetes, entrega de escovas e pasta dental.

No Centro de Saúde Osvaldo Machado Gontijo haverá teste de glicemia, narração de história, momento de lazer com violão e voz e confraternização com um lanche saudável para usuários e equipe.

No Centro de Saúde Nova Holanda haverá orientações de higiene bucal e avaliação da boca com entrega de escovas e pasta dental, solicitação de exames de colesterol, aferição de pressão arterial, realização de testes de glicemia capilar e palestras educativas em sala de espera.

Dia 10/11

A partir das 7h30, no Centro de Saúde Niterói, serão realizados testes de glicemia capilar para a detecção do diabetes.

No Centro de Saúde Icaraí serão realizadas as seguintes atividades: 7h30 – Orientações sobre Pé Diabético; 8h – Glicemia Capilar; 8h15 – Importância do desjejum e todos os usuários presentes receberão uma fruta; 8h30 – Alongamento; 8h45 – Caminhada; 9h30 – Alongamento; 9h40 – Lanche Saudável e às 10hs – Distribuição de Brindes. Telefones para contato: 3222-7831 / 3214-8920.

Às 19h, no Centro de Saúde Tietê, será realizada uma palestra sobre “Doenças e Relações Emocionais” com a psicóloga Regina Amália Pereira e, logo depois, a assistente social Rosângela Rodrigues abordará os temas: “A família: convívio e responsabilidade sobre o tratamento” e “Participação social e lazer”.

Dia 11/11

No Centro de Saúde Niterói, às 9h, será realizada uma palestra com a nutricionista Kiara com o tema “Nutrição do Diabético”.

No Centro de Saúde Tietê, durante todo o dia, será realizada busca de novos pacientes diabéticos e aferição de glicemia capilar.      

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições