Secretaria diz que segurança do litoral de SP está 'sob controle'

Secretaria diz que segurança do litoral de SP está 'sob controle'

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:25

A Secretaria da Segurança Pública de São Paulo informou em nota divulgada na manhã desta terça-feira, dia 27, que a situação da segurança dos municípios do litoral paulista está sob controle. A declaração é uma resposta à notificação feita pelo governo dos Estados Unidos que recomenda que seus cidadãos evitem viajar para o Guarujá, Praia Grande, Santos, São Vicente.

O relatório foi publicado na sexta-feira, dia 23, e diz que, desde 18 de abril, 13 assassinatos ocorreram nas vizinhanças das cidades. Por conta da possibilidade de "incidentes continuados", o Consulado dos EUA recomenda a seus cidadãos que evitem estas áreas até novo comunicado.

Segundo a nota da Secretaria da Segurança, desde 19 de abril o policiamento na região foi reforçado, "com aumento do efetivo local e a chegada de tropas especializadas". Ainda segundo a pasta, as autoridades estão atentas para "coibir qualquer perturbação da ordem pública", e "qualquer cidadão que deseje, pode visitar normalmente as cidades do litoral paulista."

No domingo (25), o Fantástico mostrou a situação na Baixada Santista. De acordo com a reportagem, a região registrou 23 mortes em apenas oito dias (veja vídeo) - mais do que o divulgado pelo governo dos EUA. Segundo a polícia, a maioria das vítimas é formada por homens entre 18 e 30 anos, sem antecedentes criminais.

"Nota-se uma orquestração de condutas que nos apontam na direção da prática do crime organizado", disse o delegado Josias Teixeira de Souza.

A reportagem mostrou ainda a mudança de rotina no Guarujá por conta da violência: muitas escolas não tiveram aula na semana passada – segundo a prefeitura, por falta de alunos. A notícia de que traficantes teriam ordenado um toque de recolher fez ainda com que comerciantes de Vicente Carvalho, um distrito do Guarujá, baixassem as portas em dois dias.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições