MENU

Secretaria muda atendimento de suspeitos de dengue em Campos

Secretaria muda atendimento de suspeitos de dengue em Campos

Atualizado: Quarta-feira, 30 Junho de 2010 as 9:11

A Secretaria de Saúde de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, mudou as regras para o atendimento nos casos suspeitos de dengue. Agora os pacientes recebem tratamento mesmo antes do exame de confirmação. Na terça-feira (29), foi enterrado o corpo de mais uma criança vítima da doença no município. Segundo a família, o diagnóstico veio tarde demais.

Pelas novas regras, vai ser possível fazer os exames de sangue nas unidades de atendimento 24 horas, e o resultado sai no mesmo dia. O Centro de Referência da Dengue, que agora tem seis novos leitos para hidratação passa a funcionar também aos domingos.

O corpo de Talita Rodrigues Gomes Porto, de 9 anos, foi enterrado no Cemitério de Travessão, distrito de Campos. Ela morreu depois de ficar dez dias internada no Hospital Ferreira Machado com os sintomas da de dengue.

Segundo o pai da menina, Alcimario Coutinho Porto, no início os médicos acharam que se tratava de pneumonia. O coordenador do Centro de Referência da Dengue, Luiz José de Souza, disse que inicialmente a menina não apresentava alteração nos exames e estava bem, quando o quadro se agravou Talita foi internada.

O Hospital Ferreira Machado informou que a criança recebeu o tratamento adequado para o problema pulmonar junto com o tratamento para dengue. A morte teria acontecido por causa da evolução do quadro.

No último fim de semana, duas meninas também morreram depois de terem sendo atendidas e liberadas no Centro de Referência da Dengue.

Para evitar novos casos como esse, a Secretaria de Saúde de Campos elaborou uma espécie de cartilha com mudanças na rotina de atendimento, principalmente para crianças na rede de saúde. Uma delas é, que a partir de agora, todos os pacientes que apresentarem os sintomas serão tratados como se estivessem com dengue, mesmo antes da confirmação que é feita por exames laboratoriais.

veja também