Secretário de Transportes não vai em audiência sobre bondes na Alerj

Secretário de Transportes não vai em audiência sobre bondes na Alerj

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:27

Com um minuto de silêncio pelas vítimas do acidente com o bonde de Santa Teresa, no Centro do Rio, a Comissão de Transportes da Assembleia Legislativa começou na manhã desta quinta-feira (15) a audiência pública para debater a situação dos bondes do bairro . No dia 27 de agosto, um acidente com um bonde deixou seis mortos e mais de 50 feridos. O secretário estadual de Transportes, Júlio Lopes, um dos convidados, não compareceu alegando compromisso em Brasília, na Secretaria de Aviação Civil. A informação foi recebida com vaias por parte dos moradores e com uma crítica do presidente da comissão, deputado Marcelo Simão (PSB), que disse que a audiênca estava marcada há mais de 60 dias, quando em junho morreu um turista francês ao cair do bonde quando passava pelos Arcos da Lapa .

Também não compareceu o presidente da Companhia Estadual de Engenharia de Transportes e Logística (Central), Sebastião Rodrigues, explicando em nota que deveria aguardar as conclusções do Detro, antes de se pronunciar numa audiência.

Já o presidente do Detro e interventor do sistema de bondes, Rogério Onofre, até o início da audiência não tinha chegado nem avisado se faltaria.

“Os problemas envolvendo os bondes de Santa Teresa passaram a ser uma constante. Por isso,  convocamos a sociedade para um amplo debate sobre a situação”, disse  o presidente da comissão de Transportes.

Protesto

Marcada para começar às 10h numa sala de audências, a reunião atrasou mais de meia hora devido a um protesto dos moradores do bairro que queriam participar. Como a sala é pequena, a reunião teve que ser transferida para o Auditório Nélson Carneiro, no prédio anexo da Alerj, para acomodar todos os presentes.

Foram convidados a participar da audiência a presidente da Associação dos Moradores e Amigos de Santa Teresa (Amast), Elzbieta Mitkiewicz; Fernando MacDowell, engenheiro de transportes; Valdir Lemos, presidente do Sindicato dos Ferroviários; Luiz Antonio Consenza, do Crea-Rj; vereador Paulo Messina; promotor Marcelo Simão, delegado Tarcísio Jansen (7ª DP), José Luiz Teixeira Filho, da Agetransport; coronel Ricardo Loureiro, do Corpo de Bombeiros.

A primeira a falar foi Elzbieta Mitkiewicz, que relatou os problemas que o sistema vem sofrendo há décadas por falta de manutenção. Ela criticou os bondes tipo VLT, que segundo disse não se adequam à geografia do bairro, fazendo muito barulho nas curvas, e a falta de reposição de para a manutenção dos bondes . Ela explicou que os moradores insistem que seja cumprida a sentença judicial que em 2008 condenou o estado a recuperar o sistema de bondes do bairro.

Acidente com bonde de Santa Teresa deixou seis

mortos e mais de 50 feridos

(Foto: Alba Valéria Mendonça/G1)

  MP analisa relatório da Central

O promotor de Justiça Marcus Leal, da 3ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva e Defesa do Meio Ambiente e do Patrimônio Cultural da Capital, analisa esta semana o relatório do subsecretário de Transporte e presidente da Companhia Estadual de Engenharia de Transportes e Logística (Central), Sebastião Rodrigues, sobre os procedimentos para a modernização do sistema de bondes de Santa Teresa. 

O relatório foi enviado ao promotor na segunda-feira (12), segundo a assessoria do Ministério Público do Rio de Janeiro, na manhã desta terça-feira (13).

O MP informou que ainda esta semana vai requerer à Justiça o cumprimento integral das obrigações contidas na sentença referente à ação civil pública que o MP impetrou em 2008 e que condenou o estado e a Central a reformar os bondes, as vias férreas e aéreas, e a oficina.            

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições