Segundo 'El País', Brasil vive sonho de democracia com protestos

Segundo 'El País', Brasil vive sonho de democracia com protestos

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:07
Protestos pelo BrasilOs protestos que reuniram pelo menos 200 mil pessoas nas ruas das principais capitais brasileiras na segunda-feira (17) foram destaque na imprensa internacional. Jornais importantes como o americano 'New York Times', o francês 'Le Monde' e o espanhol 'El País' estampavam na capa de seus portais, na manha desta terça-feira, galerias com fotos dos manifestantes no Rio de Janeiro e em São Paulo.
'Conflito Social no Brasil' era o título que o 'El País' dava na primeira página de seu site para atrair os leitores para quatro artigos relacionados às manifestações no Brasil.
Na análise intitulada 'Brasil: Sonho ou Pesadelo?', o diário espanhol diz que 'ninguém se atreve a dar um nome à surpresa que foi ver o país sair às ruas convocado apenas pela internet e, às vezes, por simples adolescentes'.
'O governo está perplexo', diz o texto, assinado pelo correspondente Juan Arias. 'Ninguém esperava que esta multidão, formada por pessoas de todas as idades e de todos os grupos sociais saíssem às ruas de repente para dizer: 'Queremos mudar o Brasil'.
 
Angústia
O artigo diz que, para muitos brasileiros, a demonstração popular de segunda-feira foi 'um sonho de democracia, um despertar de anos de silêncio para expressar que não estão satisfeitos com a qualidade de vida que o governo lhes oferece, com a corrupção e com o uso indevido do dinheiro público, começando pelos milhares gastos na preparação da Copa do Mundo.'
O texto pondera que o sonho que o Brasil viveu 'atônito' na noite de segunda-feira ameaçou acabar em pesadelo após cenas de violência por parte de alguns grupos que tentaram destruir a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro e invadir o Congresso, em Brasília.
 
O 'El País' diz que os brasileiros que continuarão protestando nos próximos dias não lutam contra uma ditadura, nem contra o governo.
'Eles querem mais. A grande incógnita é como vão consegui-lo, quem cristalizará este protesto sem líderes', afirma o texto.
'Se existe uma angústia difusa nas ruas, essa angústia se traduziu em um alerta que chegou ao Palácio Presidencial, onde se senta a presidente Dilma Rousseff, antiga guerrilheira e lutadora contra a ditadura militar quando tinha a idade dos que esta noite tentaram ocupar o Congresso', afirma o texto.
 
'FT'
Artigo publicado no diário financeiro britânico 'Financial Times' diz que quando o ex-presidente Lula conseguiu levar a Copa de 2014 para o Brasil, 'achou que tinha marcado um gol que comemoraria a ascensão do país como uma potência emergente'.
'Agora ele deve estar vendo com surpresa a reação do movimento contra o aumento das passagens de ônibus, que gostaria de dar-lhe um cartão amarelo por causa da Copa.'
O texto segue dizendo que os manifestantes estão cansados 'de uma classe política que consideram ser corrupta e moralmente falida', e estenderam seus alvos para incluir a Copa do Mundo e seu principal teste, a Copa das Confederações.
'Os manifestantes veem estes eventos como uma chance para políticos roubarem grandes somas de dinheiro dos orçamentos generosos alocados para reformar e construir estádios para os jogos'.
 

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições