MENU

Seis pinguins encontrados em Macaé são soltos em arquipélago

Seis pinguins encontrados em Macaé são soltos em arquipélago

Atualizado: Terça-feira, 24 Agosto de 2010 as 8:26

Depois de uma temporada de recuperação, seis pinguins encontrados no litoral de Macaé, no Norte do estado do Rio, foram devolvidos ao mar. Os pinguins, com um ano de idade, e quatro quilos, em média, estavam na coordenadoria de fauna da Secretaria de Meio Ambiente de Macaé.

Quatro deles foram encontrados pouco mais de um mês antes na orla da cidade. Os outros foram levados por pescadores duas semanas antes. Todos são da espécie magalhães.

A suspeita é de que eles tenham se perdido do grupo durante o período de migração da Patagônia para a costa brasileira, em busca de comida. Quase todos estavam debilitados, por isso precisaram de cuidados especiais.

“A gente entra com trabalho de antibióticoterapia, anti-inflamatório também para evitar possíveis inflamações”, afirmou o veterinário Gleidison Madalena.

Depois da recuperação, hora de voltar para o habitat natural. A soltura foi no Arquipélago de Santana, a 13 km da costa de Macaé. “Nessa região eles encontram alimentação com mais facilidade. E conseguem formar um bando maior para voltar para seu destino”, disse o secretário do Meio Ambiente do município, Maxuel Vaz.

Postado por: Thatiane de Souza

veja também