Semana começa com tempo nublado e pancadas de chuva no país

Semana começa com tempo nublado e pancadas de chuva no país

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:10

A semana tem início com pancadas de chuva e nebulosidade na maior parte do país, principalmente nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Norte. De acordo com a meteorologista Naiane Araújo, do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Cptec/Inpe), o período será marcado por aberturas de sol, tempo abafado e chuva.

"Na segunda e terça-feira teremos muita nebulosidade e pancadas de chuva por causa de um canal de umidade que se forma sobre o Distrito Federal, Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais", diz Naiane. "Esse canal de umidade deve durar até quarta-feira quando ele se desloca para o Norte, levando chuva à região e limpando o céu do Sudeste e Centro-Oeste."

Sul

As temperaturas ficarão baixas no sul do país com muitas nuvens e pancadas de chuva no Paraná, centro-oeste e nordeste de Santa Catarina e norte e leste do Rio Grande do Sul. A queda de temperatura será observada principalmente no Rio Grande do Sul. A máxima será de 28ºC no norte do Paraná e a mínima de 5ºC nas serras do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

Sudeste

As temperaturas na região Sudeste estarão mais estáveis, mas também haverá variação de nuvens. No oeste de São Paulo, no nordeste de Minas Gerais e no Espírito Santo estão previstas chuvas isoladas. Nas demais áreas o tempo será marcado por muitas nuvens e pancadas de chuva. Temperatura máxima é de 34ºC no norte de São Paulo e a mínima de 15ºC na Serra da Mantiqueira.

Centro-Oeste

No Distrito Federal e Goiás a previsão é de muitas nuvens e pancadas de chuva fortes. As temperaturas estarão em queda na segunda-feira (18) no Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, com mínima de 15ºC no sul do MS e a máxima será de 41ºC no nordeste do MT. O sol volta a aparecer na terça-feira (19) e no restante da semana o predomina o sol e as temperaturas ficam estáveis.

Norte

No Norte a semana tem início com sol e variação de nuvens. A frequência de pancadas de chuva aumenta na terça-feira, mas as temperaturas se mantém elevadas. A máxima prevista é de 41ºC no leste do Amapá e a mínima de 16ºC em Roraima. No restante da semana a tendência é de tempo nublado, sem grandes oscilações de temperatura.

Nordeste

O tempo fica instável no leste de Sergipe, Alagoas, Pernambuco e Paraíba. Nas demais áreas da região dia de sol e poucas nuvens. Temperaturas estáveis. Na terça-feira aumentam as chances de pancadas de chuva. A temperatura máxima será de 39ºC no Piauí e a mínima de 18ºC no interior da Bahia.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições