MENU

Seminário discutirá situação dos trabalhadores da saúde

Seminário discutirá situação dos trabalhadores da saúde

Atualizado: Segunda-feira, 28 Março de 2011 as 1:46

A Comissão de Legislação Participativa realiza na quarta-feira (30) o Seminário Nacional sobre as Condições de Trabalho na Saúde. O evento vai discutir a situação atual dos profissionais da área de saúde e propostas de valorização do setor. O deputado Roberto Britto (PP-BA) afirma que os profissionais da saúde estão em situação desfavorável por causa de condições precárias de trabalho, jornadas excessivas, baixos salários e grande número de contratos temporários. “Todos esses fatores acabam provocando altos níveis de estresse dos profissionais da saúde e, por consequência, atos não compatíveis com o desempenho que é esperado nessa área complexa e de extrema importância social”, afirma o deputado.

Roberto Britto recomendou a realização do debate a partir de sugestão da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde (CNTS), que foi encaminhada à Comissão de Legislação Participativa.

Entre os convidados para a mesa de abertura do seminário estão a diretora de Gestão do Trabalho do Ministério da Saúde, Denise Motta Dau; e a secretária de Inspeção do Trabalho do Ministério do Trabalho, Vera Lúcia Ribeiro de Albuquerque.

Temas em debate

O seminário será dividido em cinco debates:

- “Condições de trabalho na Saúde: segurança do paciente, proteja o trabalhador”. A palestrante será a médica do Trabalho Noeli Martins.

- Erro de Medicação e Condições de Trabalho. A expositora será a enfermeira do Trabalho Ivone Martini.

- Dimensionamento de Recursos Humanos na Área da Saúde. A expositora será a enfermeira Cleide Mazuela, coordenadora da Câmara Técnica de Legislação e Norma do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen).

- A Enfermagem e os Desafios para a Saúde no Brasil: compromisso e condições de trabalho requeridas. A palestrante será a presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina, Denise Pires.

- Organização do trabalho e adoecimento. A expositora será a psicóloga Tereza Luiza Ferreira dos Santos.

O evento será realizado a partir das 9 horas, no auditório Nereu Ramos, na Câmara. O encerramento está previsto para as 17 horas.      

veja também