MENU

Seminário e exposição homenageiam poetisa Lupe Cotrim

Seminário e exposição homenageiam poetisa Lupe Cotrim

Atualizado: Terça-feira, 23 Março de 2010 as 12

Um seminário e uma exposição promovidos pelo Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo (IEB) homenagearão, a partir desta terça-feira (23), a poetisa brasileira Lupe Cotrim Garaude (1933-1970), no ano em que se lembra o aniversário de 40 anos da morte da autora paulista.

O seminário abordará o legado literário de Lupe, materializado em seus sete livros de poesia lírica. Contará com a participação de professores e escritores como Telê Ancona Lopez, Carlos Felipe Moisés, Renata Pallottini, Fábio Lucas, e também do crítico Manuel da Costa Pinto. O encontro lembrará ainda a intelectual e professora de Estética nos primeiros anos da atual Escola de Comunicações e Artes da USP (ECA), com depoimentos de artistas e docentes que foram seus alunos, como Ismail Xavier,Djalma Limongi Batista, José Possi Neto ou Luis Milanesi. Os debates serão encerrados pelo filósofo José Arthur Giannotti, professor emérito da USP.

Após o encontro haverá recital com uma amostragem das canções compostas por Almeida Prado sobre alguns dos poemas de "Cânticos da Terra", quarto livro de Lupe Cotrim.

Mostra

A exposição "Ser Poeta: Lupe Cotrim, 40 Anos Depois" reunirá documentos do acervo da escritora no IEB - manuscritos de poemas, contos, ensaios e uma peça de teatro, fotografias, textos de recepção crítica à sua obra, documentos da correspondência com escritores, especialmente com Carlos Drummond de Andrade, com o qual trocou por vários anos correspondências. A mostra incluirá três retratos da poeta, um deles desenhado por Darcy Penteado.

veja também