Senado aprova acordo entre Brasil e França sobre submarinos

Senado aprova acordo entre Brasil e França sobre submarinos

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:48

O Senado aprovou nesta terça-feira (5) acordo entre Brasil e França, assinado em 2008, para cooperação na produção de submarinos. O acordo será promulgado pelo Congersso.

O texto estabelece cooperação no desenvolvimento e na construção de submarinos convencionais e de um submarino que possa receber um reator nuclear.

Um relatório da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, aprovado na semana passada, diz que a Marinha considera que os submarinos de propulsão nuclear serão adequados para vigilância de águas profundas por permanecerem submersos por períodos mais longos.

"Haverá, também, assistência para a concepção e para a construção de um estaleiro e de base naval indispensáveis para os novos submarinos e, sobretudo, haverá a transferência, por parte do Estado francês, de conhecimento tecnológico", diz o relatório da comissão.

No fim de 2008, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, afirmou que o acordo possibilitaria a  construção do primeiro submarino nuclear do país. Além da transferência de tecnologia, o acordo prevê a aquisição de quatro submarinos franceses.

Modernização

A presidente Dilma Rousseff defendeu nesta terça-feira investimentos na modernização das Forças Armadas como forma de garantir a paz e a soberania nacional. Segundo ela, o Brasil precisa possuir uma “força de dissuasão convincente” para proteger o próprio território.

“Temos orgulho de viver em paz com nossos vizinhos, mas apenas uma força de dissuasão convincente garantirá a continuidade dessa paz”, disse.

Por Mariana Oliveira

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições