MENU

Senadores devem votar plebiscito sobre a criação do Estado do Tapajós nesta quarta

Senadores devem votar plebiscito sobre a criação do Estado do Tapajós nesta quarta

Atualizado: Quarta-feira, 25 Maio de 2011 as 10:16

A CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania) do Senado deve votar na manhã desta quarta-feira (25) o projeto de decreto legislativo que propõe a realização de um plebiscito para consulta popular sobre a criação do Estado do Tapajós.

A proposta já foi aprovada pela Câmara e, caso os senadores votem pelo referendo popular, o projeto deverá ser votado no plenário da Casa.

O relator da proposta na CCJ, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), já deu parecer favorável à aprovação do texto.

O projeto, do senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR), prevê o desmembramento do Estado do Pará para a criação do Tapajós. Se aprovado, o novo Estado terá 27 cidades e ficará localizado a oeste do Pará, ocupando 58% do território paraense atual.

No início de maio, a Câmara aprovou a realização de dois plebiscitos para a criação do Estado do Tapajós e de Carajás, que também surgiria do desmembramento do Pará. 

?>Conforme o texto, Carajás teria 39 municípios, no Sul e Sudeste do Pará, com área equivalente a 25% do território atual do Estado. Após a realização da votação popular, um projeto de lei complementar será enviado ao Congresso para nova análise.

veja também