Senadores votam nova mudança no fuso horário do Acre nesta terça

Senadores votam nova mudança no fuso horário do Acre nesta terça

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:42

Três comissões permanentes do Senado – a CAE (Comissões de Assuntos Econômicos), a CRE (de Relações Exteriores e Defesa Nacional), e a CCJ (Constituição, Justiça e Cidadania) – devem votar, a partir das 9h30 desta terça-feira (24), uma proposta que restabelece o fuso horário original do Acre.

Pelo projeto em análise, o Estado voltaria a ter duas horas a menos em relação ao horário de Brasília, ao invés de uma hora, como é atualmente.

Em referendo em outubro passado, a maioria da população do Estado (56,87% dos eleitores) optou pela mudança. Entretanto, o Senado decidiu que a alteração só poderia ocorrer após votação, já que anula uma lei adotada em 2008, quando o Acre passou a ficar com apenas uma hora de diferença em relação à capital federal.

Caso o Senado aprove o projeto, o horário Estado será alterado 30 dias após a publicação da lei em Diário Oficial. O relator do texto, senador Luiz Henrique (PMDB-SC), já apresentou relatório favorável à mudança.

Além da proposta que altera o horário marcado nos relógios dos acrianos, os senadores analisam ainda duas emendas que pedem a restauração do horário antigo de alguns municípios do Pará e do Amazonas, modificado por lei em 1998. As duas propostas, porém, são consideradas ainda mais polêmicas, e não há consenso se serão aprovadas.

A decisão de hoje tem caráter terminativo, ou seja, o texto não precisa ser votado em plenário do Senado.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições