Sexta-feira será de chuva em grande parte do país

Sexta-feira será de chuva em grande parte do país

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:01

A sexta-feira (7) será de pancadas de chuva em grande parte do país, segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Cptec/Inpe).

De acordo com o meteorologista José Felipe Farias, do Cptec/Inpe, no Norte, Centro-Oeste e parte do Sudeste, a condição é causada pela atuação de um canal de umidade. Já nas regiões Sul e Nordeste, a chuva é resultado da associação de calor e umidade.

Segundo Farias, no extremo sul do Rio Grande do Sul, permanece a condição de tempo seco nesta sexta-feira. Em Sergipe, a estiagem deve continuar pelo menos até o domingo (9).

Há alerta de chuva forte, para esta sexta, em parte de São Paulo; sul do Rio de Janeiro; Minas Gerais, com exceção do norte do estado; centro-sul de Goiás; centro-leste e norte de Mato Grosso do Sul; Mato Grosso, com exceção do nordeste do estado; Rondônia; Acre; sul, oeste e norte do Amazonas; centro-oeste, noroeste e nordeste do Pará; centro-sul de Roraima; norte do Amapá; centro-norte do Maranhão e Piauí; oeste do Tocantins; de forma mais isolada, no sul da Bahia; nordeste do Rio Grande do Sul; leste de Santa Catarina; e sul, centro-leste e norte do Paraná.

Sul

Nesta sexta-feira (7), a previsão é de sol entre nuvens, com possibilidade de pancadas de chuva em grande parte da região. No centro-oeste do Rio Grande do Sul, o sol deve predominar. No extremo nordeste de Santa Catarina e no norte e leste do Paraná, o tempo estará nublado com fortes pancadas de chuva.

No fim de semana, as temperaturas estarão elevadas no Rio Grande do Sul. Em grande parte da região, o sol aparece entre nebulosidade variável. No extremo sul do Rio Grande do Sul, há possibilidade de pancadas de chuva à tarde.

Sudeste

As temperaturas também estarão em gradativa elevação na região, nesta sexta. No centro-norte de Minas Gerais, no centro-leste do Espírito Santo e no nordeste do Rio de Janeiro, o tempo estará nublado, com possibilidade de pancadas de chuva. Em São Paulo e no Triângulo Mineiro, a chuva pode ser forte.

No fim de semana, em grande parte da região, o sol aparece entre nuvens e há chance de pancadas de chuva. No norte do Rio de Janeiro, no leste de Minas Gerais e no Espírito Santo, os dias serão nublados, com possibilidade de chuva.

Centro-Oeste

Em grande parte do Centro-Oeste, a sexta-feira será nublada, com fortes pancadas de chuva. No centro-norte e leste de Mato Grosso e no centro-norte de Goiás, o sol deve surgir com variação de nuvens e pancadas de chuva.

No fim de semana, em todas as áreas da região, a previsão é de sol com variação de nuvens e pancadas de chuva.

Norte

No Acre, em Rondônia e no sudoeste do Amazonas, os próximos dias serão nublados, com pancadas de chuva isoladas. Nas demais áreas da região, o sol deve aparecer entre nebulosidade variável e com pancadas de chuva isolada. No Tocantins, podem ocorrer chuvas mais fortes.

Nordeste

A previsão é de sol entre nuvens e com pancadas de chuva em grande parte da região, nos próximos dias. No sudoeste da Bahia, o dia estará nublado, com possibilidade de chuva. No sudeste do Piauí, no oeste de Pernambuco e no centro-norte da Bahia, o sol surge com variação de nuvens.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições