Sexta-feira terá chuva forte em grande parte do país

Sexta-feira terá chuva forte em grande parte do país

Atualizado: Sexta-feira, 22 Outubro de 2010 as 9:03

Áreas de instabilidade devem causar chuva forte em grande parte do país, nesta sexta-feira (22), segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Cptec/Inpe).

Saiba mais sobre a previsão do tempo no Brasil e no mundo

Os estados mais afetados pelas precipitações serão Amazonas, Roraima, Acre, Rondônia, Mato Grosso, Tocantins, áreas do Pará e de Mato Grosso do Sul, parte do Paraná, de Santa Catarina, do Rio Grande do Sul, do Maranhão, Piauí, Bahia, Pernambuco e Alagoas.

“Essa chuva é causada pela influência de uma frente fria que atua no oceano e canaliza umidade em direção ao continente”, diz ao G1 o meteorologista José Felipe Farias, do Cptec/Inpe.

No Sudeste, deve permanecer a condição de tempo bom, sem nuvens e com temperaturas elevadas durante o dia, e com pancadas de chuva à tarde e à noite, típicas nessa época do ano.

Sul

Nesta sexta, no oeste do Paraná e de Santa Catarina e no centro-oeste do Rio Grande do Sul, o dia será nublado com pancadas de chuva, que podem ser localmente fortes. No centro-leste do Paraná e de Santa Catarina, o sol surge entre poucas nuvens. Nas demais áreas da região, a previsão é de sol com nebulosidade variável e pancadas de chuva.

Em grande parte da região, o sol aparece entre nuvens no sábado (23). No oeste do Paraná, Santa Catarina, norte e centro do Rio Grande do Sul, a previsão é de pancadas de chuva.

No domingo (24), no extremo oeste do Rio Grande do Sul, há uma pequena chance de pancadas de chuva. Na faixa noroeste, norte e centro-leste do Paraná e no nordeste de Santa Catarina, o sol surge com nebulosidade variável e há possibilidade de pancadas de chuva. Nas demais áreas da região, a previsão é de sol e variação de nuvens.

Sudeste

No sul de Minas Gerais e grande parte de São Paulo, a sexta-feira será de pancadas de chuva à tarde. No Triângulo Mineiro e sudoeste Minas, há uma pequena chance de pancadas de chuva. Nas demais áreas da região, o sol aparece entre poucas nuvens.

No sábado, em grande parte da região, o sol aparece com nebulosidade variável e há possibilidade de pancadas de chuva, que podem ser localmente fortes.

Em toda a região, o domingo será de sol, nebulosidade variável e pancadas de chuva que poderão ser localmente fortes em algumas áreas.

Centro-Oeste

Nesta sexta, no centro-oeste e sul de Mato Grosso, podem ocorrer temporais, com rajadas de vento. No centro-norte de Mato Grosso e extremo sudeste de Mato Grosso do Sul, o dia estará nublado com pancadas de chuva. Nas demais áreas da região, o sol aparece entre nebulosidade variável e com pancadas de chuva, que podem ser localmente fortes.

No extremo nordeste de Goiás, o sábado será de sol e poucas nuvens. No norte e faixa leste de Goiás, no Distrito Federal e no sul de Mato Grosso do Sul, há possibilidade de pancadas de chuva. Nas demais áreas da região, o dia aparece nublado com pancadas de chuva.

No domingo, na faixa leste de Goiás, no Distrito Federal, no centro-oeste de Mato Grosso do Sul, sul e sudeste de Mato Grosso do Sul, o sol surge com nebulosidade variável e a previsão é de pancadas de chuva. Nas demais áreas da região, o tempo estará nublado e há possibilidade de pancadas de chuva.

Norte

No leste do Amapá e no nordeste do Pará, a sexta-feira será de sol e poucas nuvens. Na faixa centro-sul do Amapá e nordeste do Pará, há uma pequena chance de pancadas de chuva. No oeste do Amapá, norte e extremo leste do Pará, extremo norte do Tocantins e oeste do Amazonas e no Acre, o sol aparece com nebulosidade variável e há possibilidade de pancadas de chuva. Nas demais áreas da região, as pancadas de chuva podem ser localmente fortes.

No fim de semana, no norte e faixa leste do Pará, centro-oeste do Amapá e no norte e sudeste do Tocantins, o sol surge com nebulosidade variável e há previsão de pancadas de chuva. No leste do Amapá e nordeste do Pará, o sol aparece entre poucas nuvens. No extremo nordeste do Maranhão, há uma pequena chance de pancadas de chuva. Nas demais áreas da região, a previsão é de tempo nublado, com pancadas de chuva.

Nordeste

Nesta sexta, em grande parte da região, o sol aparece entre poucas nuvens, com chance de pancadas de chuva. Em algumas áreas, a chuva pode ser forte.

No fim de semana, o tempo permanece nublado em grande parte da região, com chance de chuva, que poderá ser localmente forte.

veja também