Shakira e Juanes abrirão a Copa do Mundo

Shakira e Juanes abrirão a Copa do Mundo

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:24

Um show com vários artistas internacionais, como Shakira, Juanes e Black Eyed Peas será celebrado nesta quinta-feira, às 15 hs (horário de Brasília) no estádio Orlando de Soweto, às vésperas do início da Copa do Mundo.

''Este concerto não só é um tributo ao início da Copa do Mundo, também é um tributo à música africana'', explicou Kevin Wall, ao apresentar os últimos detalhes do show, que contará ainda com a atuação de Alicia Keys, K'Naan e Angelique Kidjo e diversas outras bandas locais.

O evento sofreu um desfalque recentemente, depois da morte do do cantor Siphiwo Ntshebe, que faria parte do show. O presidente da Fifa (Federação Internacional de Futebol e Associados), Joseph Blatter, emitiu nota recentemente para lamentar o fato. ''Este jovem, cujo talento foi descoberto e apoiado por ninguém menos do que Nelson Mandela, estava prestes a mostrar a sua arte a milhões de pessoas no mundo todo''.

À parte esse triste desfalque, a cantora colombiana Shakira cantará ''Time for Africa'', tema da Copa do Mundo, junto com a Freshlyground. Os organizadores se esforçaram para trazer artistas de ritmos diferentes, pois queriam ''agradar o máximo possível de pessoas no mundo todo''. Vários jogadores também participarão do evento, mas os organizadores preferiram manter seus nomes em sigilo.

É esperado um público de 36.000 pessoas no estádio. O dinheiro dos ingressos será doado ao projeto “20 Centros para 2010”, a campanha oficial da Copa do Mundo de 2010, que visa construir 20 centros comunitários para levar educação, saúde e escolinhas de futebol a comunidades carentes espalhadas por todo o continente africano.

Em todos anos anteriores, a Fifa sempre optou por fazer apenas uma festa simples nos dias dos primeiros jogos. Essa celebração mais singela vai acontecer nesta sexta, mas um evento maior, um dia antes, como acontece nas Olimpíadas, é uma das novidades da Copa da África do Sul.

Só foram revelados alguns detalhes sobre a cerimônia de abertura que acontecerá na sexta-feira, no estádio Soccer City, antes da partida inaugural entre a África do Sul e o México. O tema do evento será uma canção que ''dará as boas-vindas ao mundo na África do Sul'', explicou Derek Castens, do comitê organizador.

A ministra de Arte e Cultura, Lulu Xingwana, assegurou que as festas terão um forte toque africano e estarão concentradas, principalmente, nos seis países do continente que conseguiram se classificar para a Copa do Mundo.

''Estamos muito felizes em contar com o melhor da África do Sul e da África'', disse a ministra. Participarão da cerimônia 1.500 músicos, entre eles o trompetista sul-africano Hugh Masekela.

Veja a relação das bandas que farão o show de abertura da Copa do Mundo:

Alicia Keys

Angelique Kidjo

Amadou & Mariam

Black Eyed Peas

Blk Jks

Freshlyground

Hugh Masekela

John Legend

Juanes

K'Naan

Mzansi Youth Choir

Shakira

Soweto Gospel Choir

The Parlotones

Tinariwen

Vieux Farka Toure

Vusi Mahlasela

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições