Siameses esperam completar seis meses para fazer cirurgia de separação

Siameses esperam completar seis meses para fazer cirurgia

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:14

Os gêmeos siameses Cristopher Henrique e Nicolas Samuel terão de esperar completar seis meses para que haja uma definição com relação à cirurgia de separação, segundo a mãe dos bebês, Lorraine Silva Monteiro. As crianças que nasceram unidas pelo abdômen são de Primavera do Leste, a 239 quilômetros de Cuiabá, e vão fazer quatro meses no próximo dia 2.

Os irmãos passaram por um procedimento para a retirada de uma hérnia no intestino. A cirurgia foi realizada nesta quarta-feira (28) no Hospital das Clínicas, em São Paulo. Agora, conforme a mãe, eles já receberam alta e se recuperam em um hotel onde a família está hospedada. "Só que a cirurgia de separação ainda não vai dar para fazer. Só depois de seis meses", frisou a mãe.

Antes de completar seis meses, os siameses deverão ser submetidos a uma série de exames. A previsão era que neste mês os médicos informassem se as crianças tinham ou não condições de serem submetidas à cirurgia de separação sem risco para elas. Porém, os médicos recomendaram aos pais que era melhor aguardar os meninos ganharem mais resistência antes da cirurgia, como explica o pai dos gêmeos, Celso Henrique dos Santos, que viajou para São Paulo para acompanhar o procedimento.

Celso afirma que para fazer a cirurgia para retirar a hérnia os filhos ficaram 12 dias internados porque durante esse período tiveram uma infecção urinária e, por isso, o procedimento teve que ser adiado. O pai conta que a família pretende passar três meses em Primavera do Leste, onde mora, até completar os seis meses necessários para saber sobre a separação dos bebês.

"No dia 9 de abril está agendada uma consulta com um médico que irá dizer sobre a recuperação deles e se poderemos viajar para Primavera", disse por telefone o pai ao G1. Os siameses estão pesando 7,7 quilos, de acordo com Celso, que trabalha como frentista em um posto de combustível em Primavera do Leste e tem contado com a ajuda de colaboradores para garantir o tratamento dos filhos. 

A mãe descobriu a deficiência dos bebês quando estava no terceiro mês de gravidez. Os siameses são perfeitos do abdômen para cima, mas são unidos da cintura para baixo.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições