MENU

Sistema mancha notas de dinheiro quando caixa eletrônico é explodido

Sistema mancha notas de dinheiro quando caixa eletrônico é explodido

Atualizado: Sexta-feira, 15 Abril de 2011 as 8:25

Um dispositivo de segurança que mancha notas de dinheiro se o caixa eletrônico for explodido foi ativado durante um roubo em Campinas, a 93 km de São Paulo, nesta quinta-feira (14). O sistema pode ajudar a polícia a rastrear onde os criminosos estavam gastando o dinheiro roubado.

O caixa eletrônico atacado fica em um shopping da cidade. Segundo testemunhas, os criminosos pularam o alambrado e um deles rendeu o vigia, enquanto os demais foram os responsáveis pela explosão do equipamento. Quando houve a explosão, uma tinta rosa se espalhou nas cédulas e também pelo local. Segundo a polícia, foram levados R$ 9,8 mil.

A tinta rosa que foi acionada é uma das alternativas estudadas em uma reunião entre representantes dos bancos e da Polícia Civil. Apesar do uso da tinta no caixa eletrônico do shopping, a medida não tem aprovação do Banco Central. A instituição diz que não tem conhecimento de qualquer banco que utilize esse método e que, para valer, o sistema tem que ser regulamentado.

“Isso está em estudo, porém esbarra em alguns aspectos legais, que é o que está sendo estudado. Acreditamos que possa inibir a ação dos marginais e também auxiliar nas investigações”, diz o delegado José Carlos Fernandes da Silva.        

veja também