Site do Detran de SP fica fora do ar na manhã desta quarta-feira

Site do Detran de SP fica fora do ar na manhã desta quarta-feira

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:37

O portal do Detran de São Paulo ficou fora do ar na manhã desta quarta-feira (22). Nenhum serviço on-line estava disponível. Nem mesmo o sistema de emissão de carteiras de motorista pela internet – que já existe no interior – foi implantado na capital. O portal só entrou em funcionamento no fim da manhã, mas serviços importantes, como pedir segunda via de documentos, ainda não estavam disponíveis.

Para muita gente, o jeito é ir mesmo pessoalmente aos postos do Detran. No Bom Retiro, na região central, passam por dia 8 mil pessoas e as filas são inevitáveis. “As pessoas que trabalham se sentem prejudicadas por dedicar, pelo menos, uma hora de espera para ser atendido. O atendimento está precário, precisa mudar alguma coisa”, diz a secretária bilíngue Silvia Parnes.

Fabiana Astolfo, engenheira agrônoma, espera pela renovação da carteira de motorista há um mês. “Hoje vence minha carta, eu vim aqui para ver se consigo uma autorização para dirigir e nada. Minha carta venceu e não posso dirigir porque não tenho ela.”

A dona de casa Maria Aparecida Santos tenta transferir o documento do carro para o nome do marido desde janeiro. Ela voltou para casa mais uma vez sem conseguir resolver o que precisa. “Aqui fica um jogo de empurra. Cada um te manda para um lugar. Um dia você vem, fala uma coisa. Outro dia você vem e é outra coisa. Continua o mesmo atendimento.”

Segundo Daniel Annenberg, coordenador do Detran, a partir de semana que vem o site do órgão terá novos serviços disponíveis. “Teremos mais serviços eletrônicos como uma segunda via de CNH. Na semana seguinte teremos uma segunda via do certificado de registro de veículos e têm várias outras medidas sendo implantadas para melhorar o atendimento ao cidadão.”

“O importante é que o serviço começa a funcionar hoje e não só isso, já mandamos cartas para o cidadão. Ainda temos outro serviços, treinamento, vários serviços. Esse é um processo. Não é da noite pro dia que vamos mudar o Detran”, completa o coordenador.

Mudanças

Há pouco mais de 90 dias, o governo de São Paulo transferiu a administração do Detran da Secretaria de Segurança Pública para a Secretaria de Gestão Pública. Muitas medidas foram anunciadas para melhorar o atendimento, mas quem precisa do serviço ainda reclama bastante das filas, demora e desinformação.

No dia 17 de março, o governador Geraldo Alckmin assinou um decreto passando a administração do Detran e determinou que o padrão de atendimento seguisse o modelo do Poupatempo. O ex-superintendente do Poupatempo, Daniel Annenberg, foi nomeado coordenador do órgão e disse que em 45 dias já seriam feitas as primeiras mudanças.

“Nós estamos revendo todos os processos e vamos fazer com que os serviços sejam muito mais fáceis para o cidadão. Nossa ideia é que em 45 dias nós já vamos ter a primeira etapa do portal funcionando e em 90 dias o portal completo com mais serviço, mais facilidades, simplificação para o cidadão”, disse Annenberg.        

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições