Socióloga defende fortalecimento de ouvidorias para reduzir violência policial

Socióloga defende fortalecimento de ouvidorias para reduzir violência policial

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 3:30

Fortalecer as ouvidorias de polícia como órgãos autônomos e independentes é a solução para combater a violência institucional, acredita a socióloga Julita Lemgruber. O assunto foi discutido durante o 4º Seminário Nacional de Psicologia e Direitos Humanos: Nenhuma Forma de Violência Vale a Pena, que reúne até amanhã, dia 23 de junho, em Brasília, cerca de 400 psicólogos.

Segundo Julita Lemgruber, boa parte dos homicídios cometidos nos estados do Rio de Janeiro e de São Paulo é resultado de ações policiais. "A história está se repetindo em outros locais como em Pernambuco e no Espírito Santo", disse a socióloga ao destacar a importância de se fortalecer as ouvidorias policiais. "Esses mecanismos foram abandonados pelo governo."

Para a advogada e diretora da União de Mulheres de São Paulo, Maria Amélia Teles, as pessoas se acostumaram a se encaixar em uma das duas situações: ser agredido ou ser o agressor. Na opinião da advogada, falta interesse do governo para estimular a defesa dos direitos humanos. "O Estado brasileiro tem sido o principal responsável pela violência aos direitos humanos."

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições