"Solidão se espalha como resfriado", diz estudo

"Solidão se espalha como resfriado", diz estudo

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:28

A solidão pode ser contagiosa e se transmite num grupo social, como um resfriado. A informação é de um estudo feito nos Estados Unidos e revelado nesta terça-feira (1º). A pesquisa destaca que, gradativamente, durante um período de tempo, as pessoas nessa situação acabam se afastando dos seus círculos sociais.

Os solitários chegavam a infectar as pessoas a sua volta - as cientistas chegaram à conclusão de que a solidão se espalhou, por exemplo, entre vizinhos que eram amigos próximos. O psicólogo John Cacioppo, da Universidade de Chicago, principal autor do estudo, diz que os pesquisadores detectaram ''um modelo extraordinário de contágio que leva as pessoas a se isolarem quando se sentem sós''.

''Uma vez na periferia de círculos sociais, elas têm ainda menos amigos. A solidão faz com que elas percam os laços que ainda restam''.

Os solitários, já na periferia das redes de contato social, transmitem esses sentimentos para os amigos que restaram, que também acabam entrando nessa condição. A pesquisa mostrou que, quando as pessoas ficam solitárias, passam a confiar menos nas outras e dão início a um ciclo que torna ainda mais difícil a amizade.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições