MENU

Solidariedade de vizinhos ajuda na recuperação de casas em Friburgo

Solidariedade de vizinhos ajuda na recuperação de casas em Friburgo

Atualizado: Segunda-feira, 17 Janeiro de 2011 as 3:36

Móveis encharcados, eletrodomésticos quebrados e muita lama. Este cenário é comum em diversas casas na cidade de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio. Para recuperar esses imóveis e ajudar na limpeza, moradores estão contando com a solidariedade dos vizinhos. Reunidos, eles conseguem amenizar a tragédia.   A aposentada Maria da Glória Formiga, moradora do distrito de Riograndina, teve os pertences devastados. A casa ficou de pé, mas tudo foi perdido.

“Há dois meses comprei geladeira, máquina de lavar e sofá. Perdi tudo e ainda estou pagando a prestação. Em 10 minutos, a água subiu até o meu pescoço. Como não sei nadar, meus vizinhos me puxaram e me levaram para uma casa mais alta”, conta.   Além de calcular os prejuízos, Maria diz que vai demorar a esquecer a tragédia. “Acho que só conseguirei voltar a morar aqui no inverno. Enquanto isso, fico na casa do meu irmão. Faz dois dias que eu consegui, com a ajuda do pessoal que mora aqui na rua, limpar a casa. O trabalho não para, mas é difícil tirar tanta lama”, explicou ela. Irmão mais velho de Maria, o aposentado Geraldo Formiga precisou da ajuda de um bombeiro para conseguir sair de casa no dia da chuva.

“Tem um vizinho nosso que é bombeiro. Ele me puxou com uma corda. Eu me machuquei bastante e bebi muita água da chuva. Mas já tomei vacina e agora estou mais tranquilo”, disse ele.   Vizinha dos irmãos, Eliete Cunha não mede esforços para ajudar. “Acho que se todo mundo fizer a sua parte, a gente coloca essa cidade em pé novamente. Não custa nada, é só querer fazer”, concluiu Eliete.

Aos poucos, os serviços começam a ser restabelecidos nas cidades atingidas. Os temporais na região já deixaram mais de 600 mortos e causaram estragos em pelo menos sete municípios.    

veja também