Solidariedade no mutirão de limpeza em Itajaí

Solidariedade no mutirão de limpeza em Itajaí

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:31

Empresas e prefeituras de outros municípios colaboram voluntariamente na difícil tarefa de limpar Itajaí (SC). A enchente atingiu mais de 90% da área do município. Quase nove mil metros cúbicos de entulhos foram recolhidos neste fim de semana. O mutirão de limpeza contou com equipes formadas por empresas de Joinville, Balneário Camboriú, Brusque e Itajaí, e também, das Prefeituras de Otacílio Costa e São Bento do Sul, mas principalmente, por muitos cidadãos itajaienses solidários.

"É muito importante este apoio da iniciativa privada e da população para conseguirmos retirar das ruas, o mais rápido possível, cerca de 120 mil metros cúbicos de entulhos", ressalta o secretário de Obras, engº Jean Pierre Lana. "Esta quantidade equivale a 12 mil viagens com um caminhão truck, que comporta, aproximadamente, 10 metros cúbicos em cada carga", explica Lana.

A Secretaria de Obras recolheu na área urbana mais de 250 animais mortos, que já foram enterrados no Aterro Sanitário Canhanduba. Os entulhos são depositados em três áreas provisórias de concentração: na Usina de Asfalto Municipal, em um terreno localizado na frente da Secretaria de Obras e outro na Rua Mário Uriarte, no bairro Cordeiros.

A comunidade itajaiense participa separando o lixo domiciliar dos entulhos, além de separar os móveis dos eletrodomésticos. Segundo o secretário Jean Lana, a separação facilita a disposição final desses resíduos e possibilita o aproveitamento com a incineração da madeira, que pode ser encaminhada para a Fábrica de Papel (Barra do Rio) e olarias localizadas no bairro Itaipava.

De acordo com o prefeito de Itajaí, Volnei José Morastoni, a situação está voltando à normalidade no município e o trabalho de remoção do lixo deve ser concluído em uma semana, caso não volte a chover. "Aumentamos nossa frota de caminhões e de máquinas e o efetivo de pessoal para acelerar o trabalho", disse Morastoni.

"A Secretaria de Obras está concentrando os esforços no recolhimento dos entulhos e contamos com a continuidade do apoio que recebemos dos moradores, da iniciativa privada e de outros municípios. Pois esta ajuda até o momento, correspondeu a 60% das frentes de trabalho do mutirão de limpeza", informa o secretário de Obras. Informações e solicitações podem ser feitas através dos telefones da Secretaria de Obras: (47) 3348-0303 e 3348-0202.

Fontes: Prefeitura de Itajaí e Agência Brasil

Postado por: Claudia Moraes

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições