MENU

Soltura de Peixes do Rio Grande do Sul

Soltura de Peixes do Rio Grande do Sul

Atualizado: Quinta-feira, 5 Junho de 2008 as 12

Semana do Meio Ambiente, desenvolvida pelo Grupo CEEE, promove, nesta quinta-feira, 5 de junho, na localidade de Prainha do Passo Real, no município de Salto do Jacuí (RS), a soltura de 65 mil peixes. Na terça-feira, 3, houve a colocação de seis mil jundiás e 18 mil grumatãs no rio Jacuí, região dos reservatórios do Passo Real, nas cidades de Quinze de Novembro e Fortaleza dos Valos, respectivamente. As atividades estão sendo realizadas pelos técnicos da CEEE-GT, das divisões do Meio Ambiente, Sistema Jacuí (Salto do Jacuí) e Sistema Salto (Canela), em parceria com prefeituras, escolas e a Associação Amigos do Passo Real. Para este ano, o projeto, em sua totalidade, prevê o repovoamento de 175 mil peixes, nos reservatórios da Companhia.  

A piscicultura é uma das mais antigas atividades ambientais do Grupo CEEE, que tem por objetivo produzir alevinos e peixes, soltos nos reservatórios, para a manutenção e preservação da fauna-íctica. As técnicas de reprodução, desenvolvidas em laboratórios, produzem espécies como jundiá, traíra, piava, peixe-rei, grumatã e cascudo. Dentre outras ações, destaca-se o monitoramento quali-quantitativo da fauna íctica, realizada trimestralmente em 16 reservatórios e que serve de subsídios para os programas de repovoamento e soltura.

Outra medida preservacionista, refere-se ao salvamento/resgate de peixes, quando ocorrem paradas programadas das unidades geradoras. Em 2007, aproximadamente, 13,5 mil peixes foram reintegrados nos reservatórios de Itaúba, Passo Real e Maia Filho. No entanto, ao longo desse ano, foi promovida a soltura de 85 mil peixes produzidos na estação de piscicultura. A atividade, autorizada pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), contemplou 10 reservatórios, distribuídos nos Sistemas Jacuí e Salto, conta com a participação de escolas e comunidades em geral, reforçando as ações de educação ambiental, desenvolvidas pelo Grupo CEEE. O público interno também contribui, em vários eventos, sendo que um trabalho de divulgação interna e externa foi realizado, visando difundir, buscar e envolver, cada vez mais, colaboradores.

Postado por: Claudia Moraes

veja também