SP: Aloysio e Marta são eleitos senadores; Netinho fica de fora

SP: Aloysio e Marta são eleitos senadores; Netinho fica de fora

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:11

Os candidatos Aloysio Nunes (PSDB) e Marta Suplicy (PT) conquistaram as duas vagas paulistas para o Senado nas eleições deste domingo (3).

Único candidato da chapa “Unidos por São Paulo”, após a desistência de Orestes Quércia (PMDB) por causa de um problema de saúde, ele registrava 30,46% dos votos válidos por volta das 22h, com 98,4% das urnas apuradas.

A petista Marta Suplicy foi eleita senadora por São Paulo com 22,56% dos votos, segundo informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). É a primeira vez que uma mulher é eleita por São Paulo para o Senado. Durante toda a campanha, Marta manteve-se na liderança nas pesquisas.

Aloysio Nunes

O cargo público mais recente ocupado por Nunes foi secretário Chefe da Casa Civil de São Paulo, durante a gestão de José Serra.

Aloysio Nunes Ferreira Filho nasceu em abril de 1945 em São José do Rio Preto, a 438 km da capital paulista. Ele é formado em direito e também cursou ciências sociais, os dois pela Universidade de São Paulo (USP). Durante o período de ditadura militar, Nunes ficou exilado na França entre 1968 e 1979, onde fez bacharelado em economia política e mestrado em ciência política pela Universidade de Paris.

Ele ocupou diversos cargos públicos antes de ser eleito senador. De 1991 a 1994, acumulou as funções de vice-governador de São Paulo e secretário Estadual dos Transportes Metropolitanos. Aloysio Nunes foi eleito deputado federal em 1994, quando ainda era do PMDB.

Em 1998, ele deixou o partido e se filiou ao PSDB. Foi ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência da República entre 1999 a 2001 e ministro da Justiça em 2001 e 2002, ambos durante o governo Fernando Henrique Cardoso. Ele também trabalhou como secretário de Governo da Prefeitura de São Paulo em 2005 e 2006.

Entre as propostas que ele apresentou durante a campanha eleitoral está incentivar a educação profissional e garantir a inclusão dos jovens no mercado de trabalho. Filho de Nice Beolchi e do também político Aloysio Nunes Ferreira, o senador eleito é casado com Gisele Sayeg Ferreira Nunes.

Marta Suplicy

Marta Teresa Smith de Vasconcelos Suplicy, de 65 anos, ficou conhecida na década de 80, quando apresentava um quadro sobre sexo no programa TV Mulher, da TV Globo. Na mesma década, ela se filiou ao PT. Foi deputada federal e, em 1998, candidatou-se ao Governo de São Paulo. Em 2000, elegeu-se prefeita de São Paulo, cargo que exerceu de 2001 a 2004. Neste ano, perdeu a reeleição para o tucano José Serra. No Governo Lula, foi ministra do Turismo nos anos de 2007 e 2008, quando se candidatou à Prefeitura de São Paulo e perdeu para Gilberto Kassab (DEM).

É a primeira vez que uma mulher é eleita por São Paulo para o Senado. Durante toda a campanha, Marta manteve-se na liderança nas pesquisas.

Durante a campanha, Marta disse que pretende lutar por recursos para São Paulo junto ao Governo federal. A petista ressaltou durante a campanha a criação dos Centros de Educação Unificados (CEUs) durante seu mandato na prefeitura da capital paulista.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições