MENU

SP anuncia programa para aumentar oferta de casas populares

SP anuncia programa para aumentar oferta de casas populares

Atualizado: Terça-feira, 27 Setembro de 2011 as 12:14

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, assinou nesta terça-feira (27), no Palácio dos Bandeirantes, na Zona Sul de São Paulo, a criação da Agência Paulista de Habitação Social Casa Paulista. O objetivo do novo braço operacional da Secretaria da Habitação é ampliar a oferta de moradias e a captação de recursos para o setor. De 2012 a 2015, por meio da Casa Paulista e do CDHU, o governo vai investir R$ 7,9 bilhões para viabilizar 150 mil novas moradias, implementar ações de urbanização de favelas e promover a regulação fundiária.

A agência será responsável pela operação articulada dos fundos habitacionais paulistas - o Fundo Paulista de Habitação Interesse Social (FPHIS) e o Fundo Garantidor Habitacional (FGH).

A Casa Paulista, além de mobilizar a iniciativa privada, agentes públicos, associações, cooperativas habitacionais e sindicatos, também regulará a aplicação dos subsídios públicos, garantir o risco para novos investimentos no setor e incentivar a construção de moradias sustentáveis e acessíveis.

Uma parceria com o Banco do Povo Paulista está entre as primeiras ações da Casa Paulista. Linhas de crédito de até R$ 7.500 serão concedidas para reforma ou ampliação de moradias da CDHU.

Nesta terça, o governador assinou parcerias com 64 municípios para a construção de moradias e ações de apoio à regularização fundiária.

veja também