SP busca voluntários para pesquisa de vacina anti-HIV no Metrô

SP busca voluntários para pesquisa de vacina anti-HIV no Metrô

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:25

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo irá convidar usuários do Metrô a participarem como voluntários de uma pesquisa que vai testar duas vacinas preventivas contra o vírus HIV. Funcionários da secretaria farão um plantão na Estação República entre 8h e 12h desta quarta-feira (28) em busca de voluntários.

Durante a ação, os usuários do Metrô também serão informados sobre a importância do teste anti-HIV e em que locais da rede pública ele pode ser feito. As pesquisas que estudam as vacinas precisam de mais de 20 voluntários – até agora, apenas cinco foram recrutados. É preciso ter entre 18 e 50 anos, ser saudável e não infectado pelo HIV. Os voluntários também devem morar em São Paulo ou na região metropolitana.

Homens e mulheres, independentemente da opção sexual, pode participar do estudo – no caso dos homens, é preciso ser circuncidado; já mulheres grávidas ou amamentando não podem participar.

O estudo foi iniciado em janeiro deste ano pelo Centro de Referência e Treinamento em DST-Aids, da secretaria. Ele faz parte de uma rede internacional de pesquisas de vacinas anti-HIV composta por instituições em 27 países. A pesquisa visa verificar qual a melhor forma de apresentar o vírus ao organismo.

A secretaria ressalta que as partes dos vírus utilizados na pesquisa com os voluntários são sintéticas e inativas – deste modo, não há chance de contaminação.

Os voluntários irão responder a questionários sobre exposição ao HIV e também passarão por uma avaliação médica. Quem participar da pesquisa terá suporte médico e psicológico, alem de uma equipe de especialistas à disposição.

Os interessados em participar da pesquisa podem entrar em contato com a unidade responsável pelo telefone (11) 5087-9915, por e-mail [email protected] ou pessoalmente no Centro de Referência e Treinamento em DST-Aids, que fica na Rua Santa Cruz, 81, Vila Mariana.      

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições