SP desiste de criar novas motofaixas

SP desiste de criar novas motofaixas

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:21

Motoqueiros na motofaixa da Rua Vergueiro

(Foto: Letícia Macedo/G1) A Prefeitura de São Paulo descarta a criação de novas motofaixas. A informação foi dada nesta terça-feira (8) pelo secretário municipal de Transportes, Marcelo Cardinale Branco, na Câmara Municipal. Segundo ele, as motofaixas criadas na  Avenida Sumaré e na Rua Vergueiro não conseguiram reduzir o número de acidentes nessas vias.

"Os resultados não são os que nós esperávamos. Como não ocorreu redução de acidentes, houve um aumento, hoje não temos mais nenhum desenho de motofaixa sendo feito", afirmou o secretário. A Secretaria Municipal dos Transportes diz estar finalizando um balanço do total de acidentes nessas vias para decidir se vai manter as motofaixas ou retirá-las.

As motofaixas eram, desde o início de 2008, a principal aposta para tentar reduzir o número de mortes com motociclistas. No Plano de Metas 2009-2012, o prefeito Gilberto Kassab (PSD) chegou a assegurar a criação de oito delas. Em 2011, com a criação da faixa na Rua Vergueiro, a meta foi reduzida para três. Mas, para 2012, último ano do atual governo, não existe nenhum investimento previsto.

Os acidentes com os motociclistas vêm aumentando na capital mesmo após a inauguração das duas faixas exclusivas. Em 2010, houve uma elevação de 11,7% no número de motoqueiros mortos, o que interrompeu uma tendência de queda verificada em 2009. Apesar das motos serem apenas 12% da frota de veículos, os motoqueiros são 35% das pessoas que morrem no trânsito paulistano todos os anos.          

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições