SP deve ter táxi mais barato nas noites de sexta e sábado até o fim do mês

SP deve ter táxi mais barato nas noites de sexta e sábado até o fim do mês

Atualizado: Terça-feira, 24 Novembro de 2009 as 12

A Prefeitura de São Paulo quer diminui a tarifa dos táxis nos fins de semana para incentivar as pessoas a não dirigir depois da balada. A medida pretende diminuir os acidentes no trânsito com motoristas que consumiram álcool, e os valores devem começar a valer até o fim do mês.

A bandeira 1 atualmente custa R$ 2,10 o quilômetro rodado, e é cobrada entre 6h e 20h, de segunda a sábado. Depois desse horário, passa a valer a bandeira 2, que cobra R$ 2,73 por casa quilômetro percorrido.

Pela proposta da Secretaria Municipal de Transportes, quem pegar táxi nas noites de sexta ou sábado poderá economizar até 30%. A adesão dos 35 mil taxistas da capital será voluntária.

''Cerca de 30% da população em São Paulo diz que continua bebendo e dirigindo. Então, a gente junta a questão de saúde publica com um incentivo à categoria e à mentalidade de utilizar táxi'', explicou o secretário de transportes Alexandre de Moraes.

Quem costuma sair aos finais de semana aprova a ideia, mas os taxistas não gostaram nada da proposta. ''Nós estamos pleiteando é aumentar a tarifa, não reduzir, pelo preço que está o combustível e a manutenção do carro'', disse um taxista há 30 anos no ramo.

veja também