MENU

SP entra em estado de atenção devido a baixa umidade do ar

SP entra em estado de atenção devido a baixa umidade do ar

Atualizado: Segunda-feira, 29 Agosto de 2011 as 3:45

A cidade de São Paulo entrou em estado de atenção em razão da baixa umidade do ar às 13h10 desta segunda-feira (29). Segundo a Defesa Civil municipal, no horário, o índice de umidade chegou a 27%. A temperatura chegou aos 31°C no início desta tarde, de acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura.

Quando o índice fica abaixo dos 30%, a Secretaria Municipal de Segurança Urbana decreta o estado de atenção e recomenda aos cidadãos que tomem medidas preventivas para não terem complicações respiratórias. Evitar exercícios físicos ao ar livre, umidificar o ambiente com vaporizadores e toalhas molhadas e consumir bastante água são algumas delas.

De acordo com a secretaria, sem essas medidas preventivas, algumas pessoas podem sofrer com alguns sintomas, como ressecamento do nariz e da garganta, risco de infecções respiratórias, ressecamento da pele e irritação dos olhos. Idosos, crianças e pessoas com problemas cardíacos ou respiratórios são os mais suscetíveis a esses males.

Se o índice chegar aos 20% de umidade relativa do ar, a Defesa Civil pode decretar estado de alerta na cidade.          

veja também