MENU

SP entra em estado de atenção por causa da baixa umidade do ar

SP entra em estado de atenção por causa da baixa umidade do ar

Atualizado: Terça-feira, 30 Agosto de 2011 as 11:55

A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de São Paulo colocou, na manhã desta terça-feira (30), toda a cidade em estado de atenção por conta da baixa umidade. Segundo a Defesa Civil, às 10h35 a umidade relativa do ar estava em torno de 28%.   A Defesa Civil decreta estado de atenção quando a umidade fica entre 30% e 20%. Entre 19% e 12%, a cidade entra em alerta. Abaixo disso, fica em emergência.

Segundo a Secretaria Municipal de Segurança Urbana, nos meses em que ocorrem poucas chuvas, é comum que a umidade do ar fique reduzida, o que causa um aumento nos níveis de dióxido de enxofre e material particulado devido às piores condições de dispersão. Isso propicia o surgimento ou agravamento de doenças respiratórias, cardiovasculares e oculares.

Por conta do ar seco, a Defesa Civil orienta que as pessoas evitem exercícios físicos ao ar livre entre 11h e 15h, deixem o ambiente úmido por meio de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água, entre outros, e consumam bastante água.

Quem não tomar essas medidas preventivas pode sofrer de ressecamento de mucosas do nariz e da garganta, ficar com o nariz entupido ou com sangramento, ter tosse e dificuldade para respirar, além de crises de asma. Há ainda o aumento do risco de infecções respiratórias, piora de doenças pré-existentes, como asma, bronquite, rinite e enfisema, ressecamento da pele e irritação dos olhos.            

veja também