SP fará cirurgia de remoção de útero em pacientes transexuais

SP fará cirurgia de remoção de útero em pacientes transexuais

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:01

Homens transexuais (mulheres que se sentem homem) terão direito a cirurgias gratuitas de remoção de útero na rede pública do estado de São Paulo a partir do final deste mês. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, o serviço será oferecido a pacientes atendidos no Ambulatório de Saúde Integral para Travestis e Transexuais do Centro de Referência e Treinamento em DST/Aids (CRT), na capital paulista.

Os pacientes selecionados no CRT serão encaminhados para o Hospital Estadual Pérola Byington para avaliação e realização da histerectomia (retirada do útero). Os transexuais terão atendimento personalizado, com quartos individuais e equipe treinada para lidar com as demandas específicas desta população. Segundo a secretaria, já há no ambulatório do CRT cinco transexuais que serão encaminhados ao Pérola Byington para avaliação.

A secretaria também deverá encaminhar os homens transexuais para cirurgia de retirada de mama. O hospital de referência na capital será definido nos próximos meses.

Em setembro de 2010, o Conselho Federal de Medicina (CFM) aprovou uma nova resolução sobre a assistência a transexuais no Brasil. Desde então, o CFM passou a considerar que os procedimentos de retiradas de mamas, ovários e útero no caso de homens transexuais deixam de ser experimentais e podem ser feitas em qualquer hospital publico e/ou privado que sigam as recomendações do Conselho. O tratamento de neofaloplastia (construção do pênis) ainda não foi liberado e permanece em caráter experimental.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições