SP lança campanha de prevenção ao câncer

SP lança campanha de prevenção ao câncer

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:43

Campanha foi lançada nesta terça (17) em São Paulo (Foto: Juliana Cardilli/G1)

  A destinação de um dia para a realização de exames que possam detectar o câncer precocemente e prevenir a doença e o estimulo a hábitos saudáveis são o tema da campanha “Doe 1 Dia”, lançada nesta terça-feira (17) pela Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo. O objetivo é fazer com que a doença seja detectada mais cedo – boa parte dos casos que chegam ao Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) já está avançada, dificultando o tratamento.

A campanha, que será veiculada por meio de vídeos, propagandas nas mídias e de um site , quer fazer com que as pessoas reservem parte de seu tempo para realizar os exames preventivos e cuidar diariamente de sua saúde. As empresas também são alvo – a campanha quer que elas liberem e incentivem seus funcionários a realizarem as consultas necessárias. “As pessoas têm que tomar a saúde para si, têm que participar com bons hábitos e fazendo exames de detecção precoce”, afirmou o médico Paulo Hoff, diretor do Icesp. O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, participou do lançamento da campanha.

Detectar o câncer em estágio inicial faz com que o tratamento seja mais eficaz – melhorando as chances de cura e evitando gastos desnecessários no sistema de saúde. “Boa parte dos casos que chegavam ao instituto eram de câncer em estado avançado, o prognóstico era ruim, o paciente muitas vezes não conseguia retomar as atividades normais. Queremos evitar que ele chegue a uma situação na qual a medicina pode fazer pouco”, disse o secretário de Estado da Saúde, Giovanni Guido Cerri.

Segundo ele, a rede pública estadual tem capacidade de atender à demanda que possa surgir com a campanha. “No ano passado a oferta de exames superou a procura. Em mamografia, por exemplo, nos casos de câncer de mama, o estado tem uma estrutura que atende às necessidades. Tem outra questão que é o câncer de colo uterino, que precisa ser reduzido, a rede tem estrutura para isso. O câncer de próstata a avaliação é medica, pelo urologista e exame de sangue. Muitos desses mais importantes a rede tem uma estrutura que possa atender e combater”, afirmou.

Bons hábitos também são essenciais para a prevenção do desenvolvimento da doença – boa alimentação, não fumar, evitar álcool em excesso, fazer exercícios. No caso do câncer de pele, também é preciso evitar a exposição desprotegida ao sol.

“É claro que nós temos que adequar a saúde para o envelhecimento da população e o aumento progressivo da incidência de câncer, e a rede está se adequando para isso. Estamos desenvolvendo uma rede estadual de prevenção e combate ao câncer”, disse o secretário de saúde de São Paulo.        

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições