SP multa mais de 68 mil por falta de inspeção veicular em 4 meses

SP multa mais de 68 mil por falta de inspeção veicular em 4 meses

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:47

No ano passado, 35% da frota de veículos da capital não fizeram a vistoria. De dezembro de 2010 até março deste ano, foram 68.635 multas de inspeção veicular ambiental. Por se tratar de uma infração ambiental, não há desconto de pontos na carteira. A multa é de R$ 550. Em São Paulo, 193 radares têm sistema de leitura automática de placas e também fiscalizam veículos que não passaram pelo processo.

Segundo o secretário municipal do Verde e Meio Ambiente, Eduardo Jorge, os motociclistas são os maiores fujões. “Os veículos mais poluentes são as motos. Por incrível que pareça, uma moto chega a poluir por sete carros. Menos da metade registrada em São Paulo vieram para a inspeção.”

A inspeção ambiental veicular só chegou na capital em 2008. No começo, era apenas para veículos à diesel. No ano seguinte, começou para os carros mais novos fabricados a partir de 2003. No ano passado, ela se tornou obrigatória para todos os carros emplacados.

A medida força os donos de carros, motos, caminhões e ônibus a andar com o motor regulado. A exigência é proporcional ao ano de fabricação do veículo. Um carro fabricado em 19 deve emitir poluentes de acordo com a tecnologia da época. Já um produzido em 2009, deve seguir outra exigência.      

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições