SP prepara blitze educativas para orientar sobre restrição ao fumo

SP prepara blitze educativas para orientar sobre restrição ao fumo

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 3:30

A Secretaria de Estado da Saúde está preparando uma série de blitze educativas para orientar proprietários e responsáveis sobre a proibição do fumo em ambientes fechados de uso coletivo prevista pela nova legislação estadual. Os agentes irão percorrer, a partir de junho, os municípios paulistas sedes dos Grupos de Vigilância Sanitária (GVS) da pasta para divulgar a restrição (veja lista abaixo).

O objetivo da medida é orientar os donos de bares, restaurantes, danceterias, hotéis e outros recintos sobre a importância da lei como medida de saúde pública, além de divulgar as penalidades previstas para quem permitir o fumo nos ambientes. As blitze serão realizadas prioritariamente no período noturno e durante as madrugadas.

Serão distribuídos materiais informativos sobre a legislação, incluindo medidas a serem adotadas pelos estabelecimentos, como remoção dos cinzeiros, eliminação dos fumódromos e afixação de avisos sobre a proibição do fumo em locais visíveis.

Com essa ação a Secretaria espera disseminar, principalmente, a cultura do ambiente livre de tabaco, além de divulgar as informações necessárias sobre a lei aos estabelecimentos que estão sujeito a fiscalizações, multas e interdições a partir de agosto, quando as novas regras entrarão em vigor.

"Trata-se de uma iniciativa que visa educar antes de punir. Nossa principal preocupação é que os ambientes fechados fiquem livres da fumaça do cigarro. O ideal é que os estabelecimentos se adaptem a esta nova realidade sem necessidade de multas", afirma o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

Além das blitze educativas, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Comunicação, preparou peças publicitárias a serem veiculadas em jornais, revistas e em outdoors espalhados pelas cidades do interior. As ações também terão espaço na internet, onde há desde um portal com informações complementares para os cidadãos até comunidades em redes sociais especialmente criadas para a campanha.

Municípios onde haverá blitze educativas:

SÃO PAULO

SANTO ANDRÉ

MOGI DAS CRUZES

FRANCO DA ROCHA

OSASCO

ARAÇATUBA

ARARAQUARA

ASSIS

BARRETOS

BAURU

BOTUCATU

CAMPINAS

FRANCA

MARÍLIA

PIRACICABA

PRESIDENTE PRUDENTE

PRESIDENTE VENCESLAU

REGISTRO

RIBEIRÃO PRETO

SANTOS

SÃO JOÃO DA BOA VISTA

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

CARAGUATATUBA

SÃO JOSÉ DO RIO PRETO

JALES

SOROCABA

ITAPEVA

TAUBATÉ

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições