MENU

SP promete colocar tablets em todos os carros da PM até o fim do ano

SP promete colocar tablets em todos os carros da PM até o fim do ano

Atualizado: Quinta-feira, 18 Agosto de 2011 as 1:09

A Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou nesta quinta-feira (18) que todos os 11 mil carros Polícia Militar serão equipados com tablets até o fim do ano. Os computadores de mão em formato de prancheta e com telas sensíveis ao toque já equipam 3 mil carros na capital paulista. O Governo do Estado investiu R$ 23,1 milhões na aquisição de 16,5 mil tablets. Parte deles será reservada para o policiamento com motocicletas.

Acoplados ao painel dos veículos, eles permitem que os policiais consultem os bancos de dados criminais e civis, registrem boletins de ocorrências, façam anotações e relatórios, além de enviarem informações ao comando. Os aparelhos, que tem uma tela de 7 polegadas, serão ligados diretamente à bateria do automóvel.

Como os equipamentos são equipados com GPS, os tablets também vão ajudar os policiais a chegarem mais rapidamente aos locais de ocorrências. Os aparelhos permitirão que o comando da PM tenha maior controle e capacidade de mobilização dos carros, pois os tablets possuem ainda localizadores automáticos. Graças a esta tecnologia, as unidades de comando podem acompanhar, em tempo real, toda a movimentação dos carros e convocar os mais próximos de cada nova ocorrência.

A nova ferramenta não só ajuda o policiamento operacional, mas a gestão da tropa e dos recursos. A ocorrência é transmitida para a viatura pelo tablet. Uma janela se abre e passa aos policiais informações preliminares. Após assumir o atendimento, o GPS gera uma rota.

O tablet tem duas câmeras embutidas. Todas as imagens são captadas com áudio e as gravações são enviadas para o Copom, onde ficam armazenadas. A instalação nos carros começou em janeiro deste ano, na capital paulista.            

veja também