SP quer multar empresa de transmissão de energia após apagão

SP quer multar empresa de transmissão de energia após apagão

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:32

O governo de São Paulo vai pedir à Agência Nacional de Energia Elétrica multe a Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista (CTEEP), empresa responsável pela transmissão de energia para a cidade de São Paulo, seja multada pelo apagão ocorrido na semana passada. Três milhões de consumidores foram afetados pela falta de energia.

Uma reunião entre representantes do governo e da CTEEP nesta segunda-feira (1º) durou menos de uma hora e a conversa deixou dúvidas entre as duas partes. A CTEEP, que transmite energia para a Eletropaulo, insistiu em dizer que a falha na subestação na quinta-feira (28) não ocorreu por falta de manutenção.

Entretanto, o secretário estadual de Energia, José Aníbal, não vê outros motivos para o problema. A CTEEP, entretanto, alegou que o reler, um equipamento que identifica problemas no sistema e o desliga automaticamente, apresentou um defeito.

Com isso, a subestação parou de funcionar. Bairros como Jardins, Morumbi, Pompeia e Pinheiros ficaram na escuridão. O trânsito ficou complicado e até a Linha 4-Amarela do Metrô parou durante mais de uma hora.

A Secretaria Estadual de Energia vai sugerir à Aneel que aplique uma multa à CTEEP por causa do apagão. E também quer que a empresa faça investimentos para melhorar o sistema. Entretanto, não foram definidos prazos para essas melhorias, nem valores.

“Vai haver certamente uma discussão sobre quem vai pagar a conta. Não vai ser o consumidor, são as empresas que tem um lucro muito expressivo”, afirmou José Aníbal.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições