SP registra mais de 18 mil acidentes com caminhão em dez meses

SP registra mais de 18 mil acidentes com caminhão em dez meses

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:06

De janeiro a outubro deste ano, o estado de São Paulo registrou mais de 18 mil acidentes de trânsito envolvendo caminhões. A média é de mais de dois acidentes por hora nas estradas do estado. A freqiência dos acidente é, segundo especialistas e autoridades, exemplo da imprudência com que muitos caminhoneiros dirigem.

Entre as causas que contribuem para os acidentes estão o excesso de velocidade e as muitas horas ao volante sem descanso. “Às vezes, tem também falta de atenção, mas a sinalização é muito precária”, aponta um caminhoneiro.

Os acidentes acontecem especialmente em trechos considerados perigosos. O risco de um caminhão virar é muito alto nas curvas. Pior ainda se a curva for em uma descida. Nesse caso, dizem os especialistas, a chance de acidente envolvendo um veículo pesado chega a ser três vezes maior do que com um carro.

“Você tem que ter um controle de velocidade, sempre andar em uma média de 80 a 100 km/h, no máximo, porque assim você tem o controle sobre o caminhão. Se você pisar muito, está arriscado a acontecer o pior”, afirma o caminhoneiro José Cláudio da Silva.

Imagens feitas por um cinegrafista amador mostram o que acontece com um caminhão que faz a curva na mesma velocidade que o carro da frente. A parte de trás levanta, começa a virar e o caminhão tomba. A gravação foi usada nas análises do engenheiro Sérgio Ejzenberg, especialista em transportes.

“Os caminhões são veículos pesados e altos. Portanto, são instáveis. Nas curvas, eles têm tendência a tombar. Nas retas, uma manobra evasiva qualquer, por chicoteamento na traseira, os caminhões podem tombar também”, alerta o engenheiro.

Velocidade reduzida

O especialista diz ainda que, em alguns trechos, o caminhão deve ter a velocidade reduzida à metade da de um carro e que isso deve ficar bem à mostra na rodovia, com placas indicando o limite para cada tipo de veículo.

“Precisa regulamentar a velocidade menor desses veículos, caminhões e ônibus, nos trechos em curva. Isso é fundamental. Também nos trechos em reta, separando, porque são veículos diferentes que têm de ter um tratamento diferente dos automóveis”, explica Sérgio Ejzenberg.

Até outubro deste ano, 651 pessoas morreram em acidentes envolvendo caminhões nas rodovias estaduais de São Paulo.    

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