SP terá 1,2 mil ônibus com 20% de biodiesel a partir desta sexta

SP terá 1,2 mil ônibus com 20% de biodiesel a partir desta sexta

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:56

A cidade de São Paulo terá a partir desta sexta-feira (10) 1.200 ônibus circulando com 20% de biodiesel, combustível menos poluente. A medida faz parte das ações da Prefeitura para diminuir a emissão de gases na atmosfera.

Chamada de Ecofrota, os veículos com biodiesel emitem 2-% menos dióxido de carbono, gás causador do efeito estufa. Todos os ônibus que fazem parte do programa terão um selo indicando a adesão.

“Existe um estudo da USP que mostra que a perspectiva [de vida] do paulistano diminui um ano e meio em função de problemas de poluição veicular”, explica Márcio Schettino, assessor de assuntos ambientais da São Paulo Transporte (SPTrans).

Apesar de o biodiesel ser mais caro, a Prefeitura garante que não haverá repasse para o consumidor. “Isso não vai acontecer, é um investimento da Prefeitura exatamente para reduzir os custos da saúde, que hoje são muito caros na cidade de São Paulo”, disse Schettino.

Atualmente, a cidade tem uma frota de 15 mil ônibus. A lei de mudança do clima

prevê que até 2018 toda a frota circule com combustível mais limpo.

Outras tecnologias

A Prefeitura também testa outras tecnologias de combustíveis mais limpos. Em novembro de 2010, foi anunciada a compra de 50 ônibus movidos a etanol. Em março serão realizados novos testes com o ônibus híbrido, que tem motor a diesel e também é movido a energia elétrica.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições