Sul é a região com maior percentual de fumantes, segundo IBGE

Sul é a região com maior percentual de fumantes, segundo IBGE

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:28

O Sul é a região com o maior percentual de fumantes, conforme apontou a Pesquisa Especial de Tabagismo (PETab) feita em 2008 e divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (27).

No total, 19% da população acima de 15 anos que vive na Região Sul é fumante. Os menores percentuais foram registrados no Centro-Oeste, com 16,6%; e no Sudeste, com 16,7%. Proporcionalmente, considerando a quantidade de pessoas, o Sudeste é a região onde vive o maior número de fumantes, com 10,4 milhões de pessoas.

Se forem considerados apenas os estados, o Acre tinha o tinha o maior percentual de fumantes de tabaco entre pessoas com mais de 15 anos, com 22,1%; seguido pelo Rio Grande do Sul e Paraíba, com 20,7% e 20,2%, respectivamente. Já Sergipe registra o menor percentual de fumantes de tabaco, com 13,1% de sua população.

Segundo o IBGE, 39,3% dos fumantes do país acende o primeiro cigarro entre 6 e 30 minutos após acordar. É nesse intervalo em que se concentra a maior distribuição de homens fumantes de cigarros (42,5%). Essa tendência também é a mais forte entre as mulheres, com 34,4%, porém apresenta pouca diferença em relação às mulheres fumantes de intervalo de tempo superior a 60 minutos, com 29,6%.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições