"Super filtro" começa a abastecer moradores de Friburgo que estavam sem água

"Super filtro" começa a abastecer moradores de Friburgo que estavam sem água

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:59

Uma máquina capaz de filtrar 15 mil litros de água por dia começou a ser instalada na tarde desta quinta-feira (20) em Conselheiro Paulino, um dos bairros mais devastados de Nova Friburgo, no temporal que assolou a região serrana do Estado do Rio de Janeiro e que causou mais de 700 mortes.

O equipamento foi doado por uma empresa privada e vai abastecer 10 mil moradores que ainda estavam sem água potável, nove dias após o temporal.

A doação foi feita após um pedido do presidente da Emop (Empresa de Obras Públicas), Ícaro Moreno. O responsável pela empresa, Douglas Franco, de 30 anos, avalia que seria importante que os governos comprassem esse tipo de equipamento para situações emergenciais.

- É importante que o governo tenha essa máquina, que é móvel e capaz de abastecer locais sem água potável. Segundo Franco, o “super filtro” custa R$ 90 mil e presa 400 kg. Para funcionar, é preciso ligá-lo em uma tomada com capacidade de 380 volts trifásica ou 220 volts monofásica, ou ainda, um gerador de seis quilowatts.

Em apenas dois minutos de funcionamento já é possível ter água potável.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições