Surto de virose atinge moradores e turistas no Guarujá

Surto de virose atinge moradores e turistas no Guarujá

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:01

Um surto de virose atinge moradores e turistas que estão passando as férias no Guarujá, no litoral de São Paulo, desde domingo (2). Mais de mil pessoas já procuraram atendimento médico com os mesmos sintomas – vômito e diarreia – nos hospitais da cidade.

Joana França foi ao hospital com a filha levar a neta para ser atendida pela terceira vez. “Já vai fazer três dias, deixa a criança fraca, molinha, olha como fica triste”, afirmou.

A educadora Zoida Paurosi é de Mato Grosso do Sul, e chegou ao Guarujá com a filha na terça-feira (4). “Eu fui à praia, tomamos banho só”, disse ela.

Os casos começaram no domingo (2). Em um único pronto-socorro, mais de 100 pessoas são atendidas por dia. Quem tem os sintomas é encaminhado para uma tenda climatizada ao lado do pronto-socorro, onde são medicados e hidratados.

Depois de atender tanta gente com virose, algumas funcionárias também passaram mal. “Começou um nó na barriga, aí começou a diarreia, vomito, e a diabetes subiu”, contou a auxiliar e enfermagem Eliana Negreiro.

Ainda não se sabe qual a causa da virose, mas os médicos dão algumas dicas para evitar o contágio. “Evitar o ambiente fechado, ambiente com muita gente, lavar as mãos, higiene pessoal, antes de ir ao banheiro, antes de se alimentar, após o alimento também é importante”, explicou a médica Mônica Camargo.

Em janeiro de 2010, Guarujá enfrentou um surto de virose. Mais de 1.700 pessoas tiveram a doença em apenas um mês. Na época foi feito um levantamento para saber de onde veio o vírus, mas a resposta não foi encontrada.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições