Suspeito de matar advogada relata que ex era ameaçada, diz advogado

Suspeito de matar advogada relata que ex era ameaçada, diz advogado

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:24

A defesa de Mizael Bispo, considerado o principal suspeito pelo desaparecimento e morte da ex-namorada, Mércia Nakashima, informou neste domingo (13) que sugeriu à Polícia Civil que seja investigada também a possibilidade de a advogada ter sido assassinada por um ex-cliente dela insatisfeito com o resultado de uma causa trabalhista. A comissão de acompanhamento de inquéritos que apuram homicídios contra advogados da Ordem dos Advogados do Brasil em São Paulo (OAB-SP) monitora o caso para saber se a mulher foi morta no exercício da profissão.

“O Mizael já falou à polícia que sua ex-namorada foi ameaçada três vezes no ano passado por um cliente insatisfeito com o desfecho de uma ação trabalhista. Mércia chegou a ligar para Mizael buscá-la de carro no serviço nessas três oportunidades porque ela estaria com medo de sair sozinha. Ela pode ter tido algum desentendimento com o cliente. Por isso, pedi também o acompanhamento da comissão da OAB”, disse por telefone ao G1 o advogado de Bispo, Samir Haddad Júnior.

De acordo com Haddad Júnior, Bispo, que também é advogado, já informou em depoimento à polícia o nome do cliente suspeito de ter feito ameaças à sua ex-namorada em 2009. “Resta agora a polícia ampliar o leque de investigações. Apesar de as ameaças terem sido feitas no ano passado, é possível que o cliente tenha se vingado agora e a matado. É preciso apurar e só a polícia pode fazer isso”, disse o defensor.

Ainda, segundo o advogado de Bispo, ele e seu cliente irão relatar as supostas ameaças sofridas por Mércia à comissão da OAB-SP.

Procurado neste domingo (13) para comentar o assunto, o presidente da OAB-SP, Luiz Flávio D'Urso, afirmou que a instituição vai acompanhar a investigação policial e irá se manifestar, caso existam indícios de que Mércia foi morta por causa da profissão.

“Qualquer informação que recebermos também iremos encaminhar para o inquérito policial apurar. Se for constatado que ela morreu no exercício da advocacia, vamos atrás de todos os processos nos quais Mércia trabalhou e entregá-los à polícia, se eles forem solicitados”, disse D'Urso.

Investigação

De acordo com o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), o GPS do carro de Bispo mostra que ele estava perto do local, no mesmo dia, onde a advogada foi vista pela última vez antes de sumir. O ex-namorado alega que estava com uma outra mulher em seu carro num estacionamento de um hospital próximo a casa da avó da ex. Essa testemunha ainda não foi encontrada. Um guardador de carros também falou à polícia ter visto o advogado na região.

Além disso, as quebras dos sigilos telefônicos da vítima e do suspeito mostram que Bispo ligou para o telefone da ex no mesmo dia em que ela desapareceu.

Ainda na sexta, a equipe do delegado Antônio Olim, do DHPP, cumpriu um mandado de busca e apreensão na residência e escritório do advogado. Foram apreendidos camisa rasgada nas costas e dois pares de calçados com terra para serem periciados. A lama encontrada nos sapatos e tênis de Bispo será comparada com a terra da represa onde Mércia foi achada para saber se o suspeito estava lá.

IML

Exames preliminares feitos pelo Instituto Médico-Legal (IML) no corpo de Mércia indicam que ela sofreu uma fratura no maxilar, segundo informaram fontes médicas e policiais ao G1 . A advogada foi enterrada no sábado (12) num cemitério em Guarulhos, na Grande São Paulo, sob os gritos de ‘‘justiça". Cerca de 500 pessoas participaram do cortejo.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições