MENU

Suspeitos de integrar esquema de corrupção são presos na Grande SP

Suspeitos de integrar esquema de corrupção são presos na Grande SP

Atualizado: Segunda-feira, 6 Junho de 2011 as 9:03

A polícia prendeu na manhã desta segunda-feira (6) 12 pessoas suspeitas de fazer parte de um esquema de corrupção e desvio de dinheiro na Prefeitura de Taboão da Serra, na Grande São Paulo. Entre os presos estão três secretários municipais e um vereador.

 

Eles são suspeitos de desviarem verba da cobrança do IPTU e do ISS. Os detidos procuravam os devedores e com a promessa de darem baixa nos valores das dívidas, cobrando 30% de propina.       Os outros presos hoje são assessores e servidores municipais.

Investigações

A investigação começou em março. No início de maio, sete suspeitos foram presos por envolvimento no esquema que fraudava a dívida pública ativa do município, sendo três vereadores e ex-funcionários municipais de alto escalão. Segundo a polícia, ao retirar do sistema o saldo devedor, eles embolsavam uma parte do débito baixado.

Na época, o prefeito de Taboão da Serra, Evilásio Cavalcante de Farias (PSB), afirmou que o esquema foi descoberto pela Secretaria de Finanças, que observou que as baixas nas dívidas ativas não correspondiam às entradas de recursos. Foi montado um esquema para flagrar o servidor que dava baixa nas dívidas dos devedores que pagavam um montante para integrantes do grupo.

A Prefeitura contratou uma auditoria independente para fazer uma varredura nas contas municipais.        

veja também